Comissão de inquérito à Caixa: PS quer ouvir Maria Luís Albuquerque e Vítor Gaspar

Até hoje só PSD e PS avançaram com nomes para serem ouvidos na comissão.

Os dois ministros das Finanças do governo de Passos Coelho – Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque – estão entre as personalidades que o PS quer ouvir no âmbito dos trabalhos da comissão parlamentar de inquérito à recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e à gestão do banco.

Além destes dois nomes, os socialistas querem ouvir ainda Eduardo da Paz Ferreira, presidente da Comissão de Auditoria da CGD, Carlos Costa, governador do Banco de Portugal e José de Matos, presidente demissionário da Caixa. A audição de Carlos Costa e José de Matos já tinha sido anteriormente requerida pelo PSD, que quer ouvir também o ministro das Finanças, Mário Centeno.

Até hoje só PSD e PS avançaram com nomes para serem ouvidos na comissão.

O prazo para os partidos apresentarem os nomes para uma primeira ronda de audições, assim como os pedidos de documentação, termina no próximo dia 14.

A comissão foi criada por requerimento potestativo (com caráter obrigatório) do PSD, ao qual se juntou o CDS, e empossada na passada terça-feira. Preside aos trabalhos o social-democrata José Matos Correia, uma vez que o regimento determina que essa função recai sobre o partido proponente da comissão.

A comissão de inquérito tem como objeto a gestão do banco público desde o ano 2000 e o processo de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, atualmente em negociação com Bruxelas.