Portugueses estão a ganhar a guerra da altura

Cerca de 800 cientistas de todos os continentes fizeram uma análise da evolução da altura da humanidade ao longo dos últimos anos. Conclusão: os suecos já não são os mais altos e já nem aparecem na lista dos dez países com os cidadãos que mais crescem. Já os portugueses cresceram, em média, mais dez centímetros,…

Quis o acaso que este texto viesse a ser escrito por alguém que, por ter pouco mais de um 150 centímetros, não pode comprovar o estudo feito por cientistas do Imperial College de Londres, onde a análise feita comprova que os portugueses cresceram 13,9 centímetros e as portuguesas 12,5 nos últimos 100 anos.

Sim, é verdade. De acordo com este estudo, as pessoas são cada vez mais altas. Em média, os homens medem agora 172,9 centímetros e as mulheres 163. Bem diferente da realidade de 1896, altura em que as mulheres mediam pouco mais de 150 centímetros e os homens mediam, em média, 158,96.

O estudo, levado a cabo por cerca de 800 cientistas, foi publicado na revista e.Life e mostra que poucos povos cresceram tanto como o português. Sendo que, em 2014, os mais baixos do mundo eram os timorenses (159,8 centímetros) e as mais baixas eram as guatemaltecas (148,4). Ainda assim, a evolução em termos de altura não deixa Portugal tão bem posicionado como se possa pensar quando a comparação é feita à escala mundial. Isto porque, apesar da evolução, continuamos a ser baixos no contexto global. 

Leia o artigo completo no site Jornal i