Governador do Banco de Portugal assegura que CGD está estável, segura e sólida

O governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, assegurou hoje que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) é o pilar do sistema financeiro nacional, e “está estável, segura e sólida”.

Governador do Banco de Portugal assegura que CGD está estável, segura e sólida

Durante a audição na comissão de inquérito à recapitalização da CGD, Carlos Costa, acentuou que o banco público tem uma "importância sistémica ímpar" e "está adequadamente capitalizada".

O governador lembrou que a CGD é o maior grupo do sistema bancário nacional, com uma quota de mercado de 21,8% no crédito, 28,2% nos depósitos e 27,8% nos ativos.

Disse ainda que a missão do BdP "é preservar a estabilidade financeira" e, nesse quadro, "a CGD é o pilar dessa estabilidade", considerando que o banco público tem uma "importância sistémica ímpar" no âmbito do sistema financeiro nacional.

E concluiu: "Estes valores devem ser conservados. Este pilar de confiança e estabilidade funcionou plenamente nos últimos seis anos e foi muito importante durante os desenvolvimentos da crise soberana e bancária à escala europeia".