Goleador croata respondeu a Pirlo (1-1)

Terceiro golo de Mandzukic no Euro deu empate com Itália e manteve a Croácia na co-liderança do grupo

depois de empatarem com o ‘gigante’ espanhol, os italianos deixaram-se igualar pela croácia, selecção balcã que mantém, provisoriamente, a liderança do grupo. um livre de andrea pirlo traduziu num golo a superioridade da itália na primeira parte, que ‘adormeceu’ após o intervalo e deixou que, aos 71 minutos, mandzukic respondesse com o seu terceiro golo no europeu.

a itália trouxe para o relvado uma squadra os mesmos nomes que tão boa e eficaz imagem deixaram contra a espanha. com esta escolha manteve-se igualmente a presença de danielle de rossi no meio da linha de três centrais da equipa, uma presença que fora o principal ingrediente na estratégia de jogo italiana.

a jogar contra a  espanha, foi e sempre será difícil dominar a posse de bola. do outro lado está agora a croácia, sem o mesmo prestígio, mas com um meio campo repleto de homens com técnica nos pés para segurar a bola. apesar da agressividade que os italianos colocam em cada acção que realizam, a bola tem passado mais tempo na companhia de jogadores croatas.

com ela, os balcânicos têm-se remetido para movimentos de contra-ataque, sobretudo pelas alas, para depois tentarem enviar cruzamentos para a área italiana, onde colocam uma dupla de avançados que preferem disputar bolas pelo ar: jelavic e mandzukic. as suas alturas atestam isso mesmo – medem, em respectivo, 1,87m e 1,86m.

a croácia, a espaços, tem ameaçado a baliza de buffon com cruzamentos tensos e rápidos, sempre para o espaço entre o guarda-redes italiano e a linha dos defesas. em três ou quatro ocasiões, apenas faltou a entrada de um dos avançados nesse espaço, para tentarem finalizar.

logo aos dois minutos de jogo, mario balotelli soltou o primeiro remate da partida, que passou muito perto do poste direito da baliza croata. minutos depois, foi claudio marchisio, de fora da área, a disparar uma bola que também passou perto da barra. aos 32 minutos, foi antonio cassano que veio o último aviso, quando rematou, desde a direita e já perto da linha de fundo.

o mais perigoso chegaria quatro minutos depois, quando um passe de cassano deixou marchisio, na área, só com pletikosa pela frente. aos dois remates do italiano, o guardião croata respondeu, a cerca de dois metros do médio da juventus, com um par de defesas que só adiaram por pouco tempo o golo italiano.

aos 38 minutos, um livre marcado por andrea pirlo ultrapassou a barreira e as mãos de pletikosa, que ainda tocou na bola mas não a impediu de tocar no fundo das redes. assim, o golpe da itália chegou quiçá na melhor altura: poucos minutos antes da saída para o intervalo, esmorecendo o ímpeto que a croácia ia tentando empurrar para a baliza de buffon e que poderia ter feito com que os croatas fossem para o balneário com outra confiança. e ainda houve tempo para mais uma ameaça de golo, vinda da cabeça de cassano.

itália deu segunda parte aos croatas

com o golo de vantagem, a itália recuou um pouco a sua linha de meio campo, juntando-a mais à defesa do que ao ataque, perto do qual tentavam pressionar os croatas durante a primeira parte, quando estes tinham a bola.

a croácia continuava assim a ter a bola durante mais tempo, mas não mudava nas suas aproximações à baliza de buffon – quase sempre pelas alas e por via de cruzamentos, que vão sendo correspondidos, na sua larga maioria, por homens da defesa transalpina. 

essas bolas, aliviadas pelos defesas, poderiam ser aproveitadas pelo croatas para remataram, de longe, à baliza italiana. mas, face ao recuo do meio campo italiano, eram quase sempre os homens de camisola azul a ganharem essas bolas. ainda assim, a croácia não abandonou o seu método. e esta insistência valeria a pena, aos 71 minutos.

strinic voltou lançar um cruzamento para a área, mas, desta feita, a bola acabaria nos pés de mandzukic, que a dominou com mestria, e rematou em direcção às redes no topo da baliza de buffon, que se lançara aos seus pés para tentar deter o remate. foi o terceiro golo do croata no europeu, que assim igualou o alemão mario gomez e o russo alan dzagoev.

a croácia castigou os italianos, que tinham até então repousado sobre a almofada do golo de vantagem. uma vez tirado esse encosto, os croatas mantiveram a sua pressão, mas já não procuravam tanto as saídas rápidas para o ataque. era a itália que tinha, agora, de correr atrás de um resultado que lhe servisse, e que passava por vencer o jogo.

com este empate, os transalpinos somam apenas dois pontos, e poderão ficar a outro par de pontos da croácia e da espanha, caso os campeões europeus vençam a irlanda. se vencerem, será mesmo na la roja que a itália terá que depositar parte das suas esperanças em conseguir o apuramento para os quartos de final.

neste mundo dos ‘ses’, os italianos terão que ganhar à irlanda e esperar que, no último jogo da fase de grupos, a espanha vença a croácia. 

onzes iniciais   

itália: buffon; bonucci, de rossi e chiellini; maggio, marchisio, pirlo, motta e giaccherini; cassno e balotelli.   

croácia: pletikosa; srna, corluka, schildenfeld e strinic; vukojevic, rakitic, perisic e modric; jelavic e mandzukic.   

(artigo actualizado às 20h19.)

diogo.pombo@sol.pt