Goleada espanhola trouxe primeiro eliminado

A Espanha, com avançado, venceu por 4-0 a Irlanda, a primeira equipa ficar sem hipótese de avançar para os ‘quartos’

os espanhóis entraram a matar em campo, e desta feita com um avançado de raiz. vicente del bosque optara, contra a itália, pela mobilidade que lhe dava a titularidade de césc fabregas como falso ponta de lança, mas que, por outro lado, obrigava a um excesso de rotatividade na posição, pois os espanhóis iam rodando no jogador que colocavam entre os centrais transalpinos.

ontem, porém, começou fernando torres, e o espanhol tardou apenas três minutos a dar a primeira prova de certidão ao seu treinador. 

o avançado recolheu uma bola perdida na área, conduziu-a para o lado direito, e remate em força já muito perto de shay given, guarda-redes irlandês.a partir daí, foram-se sucedendo as oportunidades de golo criadas pela equipa espanhola, mas que só viriam a dar frutos na segunda parte.

aos 49 minutos, foi a vez de david silva marcar, aproveitando da sua calma e frieza para, diante de três irlandeses na área, rematar rasteiro e entre as pernas de um deles.

vinte minutos volvidos, e mesmo antes de ser substituído, torres fez o seu segundo golo na partida, convertendo uma jogada semelhante a outra que tinha usufruído contra a itália. aqui, o resultado foi distinto.

o último golo seria marcado pelo seu substituo, cèsc fabregas. seja a médio ou avançado, o catalão parece estar destinado a uma luta incessante para garantir um lugar a titular na sua selecção. o seu golo, aos 83 minutos – o segundo na competição -, celebrou-se com um gesto de raiva, encolhido para si.

a campeã mundial e europeia lidera agora o grupo c. os espanhóis marcaram cinco golos e apenas sofreram um, enquanto os croatas, com os mesmos quatro pontos, têm um saldo de quatro marcados e dois sofridos que os atira para o segundo posto. basta um empate no último encontro para a espanha seguir em frente.

no outro jogo do grupo, a croácia arrancou um empate diante da itália, que assim fica obrigada a vencer na derradeira partida a irlanda, e esperar que a espanha supere os croatas, ou que, em caso de empate, supere os balcânicos na diferença de golos.

a república da irlanda, sem golos ou pontos, foi assim a primeira equipa a ser afastada do euro.resta-lhes disputar no último relvado que pisarão a sua honra e orgulho.

sol