Inglaterra afasta suecos dos quartos do Euro (3-2)

Depois de a França se ter superiorizado à co-anfitriã Ucrânia por 2-0, os ingleses foram mais fortes do que os suecos e não deixaram escapar os gauleses no Grupo D. 3-2 foi o resultado final.

a primeira jogada perigosa do encontro pertenceu aos britânicos. um remate de parker permitiu a isaksson uma defesa vistosa logo aos sete minutos. já perto dos 15 minutos, welbeck cabeceou com perigo, mas para fora.

das ameaças, os ingleses passaram aos actos aos 23 minutos: centro de gerrard no lado direito do ataque para o cabeceamento letal de carroll, que inaugurou o marcador.

depois disso, as oportunidades dividiram-se e, no regresso dos balneários, mellberg foi o mais feliz. numa jogada confusa na grande área inglesa, o golo acabou por ser atribuído ao defesa inglês johnson. estava restabelecida a igualdade ao minuto 49.

o mesmo mellberg, aos 57 minutos, protagonizou a reviravolta. de cabeça, como mandam as regras, enviou a bola para o fundo da baliza de hart.

pouco depois, também terry teve na cabeça a hipótese de marcar. isaksson, magistral, enviou para canto, mas após isso nada conseguiu fazer. a bola foi à grande área, acabou por sair e cair aos pés do recém-entrado walcott, cujo remate deixou todos sem reacção. era a igualdade a dois.

grande remate também o de ibrahimovic aos 78 minutos. o guardião inglês esteve à altura e não permitiu nova reviravolta.

a um nível muito alto esteve pouco depois o ataque da inglaterra. walcott conduziu a bola pelo lado direito, cruzou com veneno e wellbeck apontou de forma notável um golo que foi uma preciosidade. nota artística para o 3-2.

nos descontos, um pouco mais de veneno inglês – ainda que menos eficaz. o contra-ataque foi, uma vez mais, conduzido do lado direito, e uma vez mais por walcott, que centrou para a área, onde dois companheiros aguardavam a ‘redondinha’. acabou por ser gerrard a rematar para outra grande defesa de isaksson.

o jogo acabou com o placar a registar 3-2: os britânicos somam os mesmos pontos dos franceses no topo do grupo d, mas a última jornada será decisiva. é que os ingleses afastaram os suecos dos quartos-de-final, mas podem também eles ficar pelo caminho. é que a tarefa será difícil na última jornada: o adversário são os ucranianos que, com menos um ponto que inglaterra e frança, precisam da vitória.

sol