Vídeo de jovem raptada pelo Daesh a pedir ajudar divulgado

Kayla Mueller foi raptada em 2013

O canal televisivo norte-americano ABC News divulgou esta quinta-feira uma gravação feita pelo Estado Islâmico, em 2013, onde Kayla Mueller, uma jovem que trabalhava numa associação humanitária na fronteira com a Síria e que foi raptada pelo grupo terrorista, aparece a pedir ajuda.

“O meu nome é Kayla Mueller e preciso de ajuda. Estou aqui há demasiado tempo, tenho estado muito doente e estou num sítio aterrador”, diz a jovem norte-americana no vídeo.

Kayla foi raptada pelo grupo terrorista em agosto de 2013. Passadas três semanas, os pais receberam este vídeo como “prova de vida”, mas só agora o quiseram divulgar.

Passados três anos, o pai de Kayla diz que ainda lhe custa falar sobre o assunto e ver as imagens, dizendo que na altura ficou em “estado catatónico”. A sua mãe recorda a tristeza que sentiu, mas diz que viu nos olhos da sua filha “a sua força”.

Kayla Mueller tornou-se um símbolo da luta contra o Estado Islâmico. Em 2013, o presidente do Estados Unidos, Barack Obama, disse que a jovem representava “o melhor da América”. Kayla foi morta no início de 2015.