Ponte de Sor: MNE vai reunir-se com ministro iraquiano em Nova Iorque

Objetivo é acelerar processo de levantamento de imunidade

O Ministério dos Negócios Estrangeiros revelou hoje que o ministro Augusto Santos Silva e o homólogo iraquiano vão reunir-se em Nova Iorque para acelerar o processo de levantamento de imunidade dos dois jovens de 17 anos suspeitos de espancar um outro em Ponte de Sor.

O gabinete de Santos Silva esclarece ainda que já fez outras diligências para que o processo seja rápido: “Na sequência do pedido do levantamento da imunidade diplomática apresentado no passado dia 25 de agosto, foram já realizadas diligências junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Bagdad e junto da Embaixada do Iraque em Lisboa, solicitando urgência na obtenção de uma resposta por parte das autoridades iraquianas”.

O encontro em solo norte-americano acontecerá no âmbito da semana ministerial da Assembleia Geral das Nações Unidas  – de 19 a 23 de setembro.  

I revela abertura da família para acordo

A informação oficial do ministério tutelado por Santos Silva, surge depois de hoje o jornal i ter noticiado que a família da vítima está disponível para um acordo.

“De que nos serve que sejam presos”, questiona uma fonte da família que preferiu não ser identificada, mas que confirmou ser também essa a política do advogado que escolheram, Santana-Maia Leonardo.

A tentativa de homicídio é um crime público – e, portanto, o desfecho não poderá ser alcançado por acordo entre as partes –, mas não deixa de ser benéfico para os alegados agressores que a família da vítima mantenha esta postura de compreensão.