Tecnologia

Facebook: foto de guerra censurada por nudez

Imagem conhecida como 'The Terror of War' foi apagada da rede social

Facebook: foto de guerra censurada por nudez

A fotografia que Nick Ut tirou, a 8 de junho de 1972, tornou-se umas das imagens mais icónicas de sempre. Agora, o Facebook censurou-a por demonstrar nudez.

Na foto, conhecida como ‘The Terror of War’, aparece Phan Thị Kim Phúc, uma rapariga de 9 anos, que foge, nua e a gritar, de um ataque com napalm. A imagem foi difundida há 44 anos pela Associated Press.

Agora, e rede social criada por Mark Zuckerberg decidiu apagar a publicação do escritor norueguês Tom Egeland, onde aparecia a fotografia que marcou a guerra do Vietname e a História da fotografia. Segundo o jornal britânico Guardian, a conta de Egeland foi suspensa.

O jornal norueguês Aftenposten noticiou o caso, partilhando a mesma fotografia. Depois de a peça ter sido partilhada no Facebook, a equipa de gestão da rede social enviou uma mensagem à redação a pedir que removessem a imagem ou que a distorcessem. Menos de 24 horas de o e-mail ter sido enviado, a publicação foi apagada.

Recorde-se que a política de nudez do Facebook prevê que não são aceites “fotografias de pessoas que mostram os genitais ou que se foquem em nádegas completamente expostas”.

Numa carta aberta do diretor do jornal norueguês dirigida a Mark Zuckerberg, são apontadas várias críticas à rede social, como a incapacidade da mesma de distinguir um conteúdo pornográfico e fotografias icónicas.

Os comentários estão desactivados.