Estrelas em peso em Vilamoura

Dois jogadores da Ryder Cup deste ano, vários jogadores de edições anteriores da Ryder Cup, antigos campeões de majors, jogadores que venceram torneios este ano no European Tour.

Uma lista de participantes recheada de estrelas da Ryder Cup, de vencedores de torneios do Grand Slam e de heróis locais irá abrilhantar a décima edição do Portugal Masters, no Algarve.
 
Thomas Pieters, que bateu os recordes de rookies na Ryder Cup, e o campeão do Portugal Masters do ano passado, Andy Sullivan, são os membros da seleção europeia da Ryder Cup de há duas semanas que irão estar presentes em Vilamoura, mas antigos heróis da Ryder Cup que, desta feita, estiveram nos bastidores no Hazeltine National e regressam ao Algarve são Thomas Bjørn, Padraig Harrington e Paul Lawrie.
 
Sullivan tentará replicar a sua exibição exuberante do ano passado, quando estabeleceu um novo recorde no torneio, ao vencer com uma margem de 9 pancadas sobre o 2º classificado.
 
O seu parceiro na Ryder Cup, Pieters, é um belga capaz de longas distâncias que também fixou um máximo na seleção europeia da Ryder Cup ao somar 4 pontos em 5 duelos disputados logo na sua estreia. E atenção que no ano passado terminou no grupo dos 6º classificados no Oceânico Victoria Golf Course.
 
Esta dupla terá a companhia do campeão de 2014 do Portugal Masters, Alex Lévy, que recentemente conquistou o seu terceiro título do European Tour no Porsche European Open, na Alemanha.
 
Lévy ganhou o Portugal Masters há dois anos, a única edição em nove anos em que o mau tempo forçou a reduzir a prova para 36 buracos, mas, mesmo assim, terminou com 18 pancadas abaixo do Par, com voltas de 63 e 61!
 
No mês passado, na Alemanha, o francês fez 1 birdie no segundo buraco de play-off para derrotar Ross Fisher, noutro torneio prejudicado pelas condições meteorológicas.
 
A vitória nesse Porsche European Open tornou-o no segundo jogador, depois de Paul Lawrie, a vencer torneios do European Tour que tenham terminado com 36, 54 e 72 buracos.
 
Outros nomes famosos na lista de inscritos são o sueco Alex Noren, que já venceu dois torneios este ano e que terminou no 11º lugar o prestigiado Alfred Dunhill Links Championship na semana passada; o “bombardeiro” espanhol Álvaro Quirós – que mantém a sua afiliação ao Oceânico Victoria Golf Course – e o seu compatriota José Maria Olazábal.
 
O antigo duplo campeão do Masters é um dos maiores heróis de sempre da Ryder cup, é um bom amigo do português Ricardo Santos e esteve afastado 18 meses devido a lesão, mas já regressou à competição e também vai competir no Algarve.
 
Entre antigos jogadores da Ryder Cup presentes no ‘field’ deparamos com o iconoclasta Victor Dubuisson e Jamie Donaldson.
 
O galês Donaldson terminou sempre no top-10 nas três presenças anteriores no Portugal Masters, enquanto o carismático Dubuisson, o melhor francês de sempre no ranking mundial, alcançou um top-20 em 2013.
 
Ricardo Melo Gouveia liderará a armada portuguesa e faltam ainda anunciar os nomes dos (pelo menos) quatro profissionais e dois amadores que irão completar a rica lista de inscritos do 10º Portugal Masters.
 
O mais importante torneio de golfe português decorre de 20 a 23 de outubro, com o Pro-Am no dia 19, distribuindo prémios monetários no valor de de 2 milhões de euros.