Feito! Frederico Morais na terceira ronda em Peniche

Miguel Blanco não conseguiu seguir as pisadas de Kikas e foi para a repescagem.

Frederico Morais (Kikas) foi o protagonista no primeiro dia do MEO Rip Curl Pro Portugal, décima etapa do circuito mundial de surf da World Surf League, em Peniche.

Com ondas superiores a um metro as condições foram as melhores na água da Praia de Supertubos.

O português Frederico Morais, único wild-card da competição provou estar à altura ao vencer a quinta bateria da primeira ronda contra o ex-campeão do mundo Gabriel Medina e o norte-americano Conner Coffin.

Kikas conquistou 11,37 pontos (5,57 e 5,80), contra 9,76 (4,73 e 5,03) de Medina, segundo do ‘ranking’ mundial e campeão do mundo em 2014, e 8,03 (3,90 e 4,13) de Coffin. Com presença garantida na terceira ronda, Frederico Morais fica à espera para conhecer o seu próximo adversário. O segredo para a vitória? “Não há. Não tenho nada a perder. As condições estavam difíceis e surfei as melhores ondas”, afirmou Morais.

Quem não teve a mesma sina foi  Miguel Blanco que não conseguiu a qualificação direta para a terceira ronda, tendo terminado o heat atrás de Jadson André mas à frente de John John Florence. O surfista brasileiro totalizou 13.20 pontos contra os 11.17 do português e os 9.94 do havaiano. Miguel avança para a fase de repescagens, onde no primeiro heat irá surfar – mais uma vez – contra John John Florence.

O surfista norte-americano Kelly Slater, onze vezes campeão do mundo, deu show e venceu em grande. Arrecadou 9 pontos (entre os 10 possíveis) depois de um aéreo irrepreensível.

Esta quarta-feira – se as condições permitirem – os surfistas voltam a ser chamados à água.