Insólito. Adversários recusam jogar contra o Canelas 2010

Equipas da AF Porto preferem perder e pagar 750 euros por falta de comparência

A Associação de Futebol do Porto anunciou o cancelamento de 16 jogos na Série 1 da Divisão de Elite (a primeira distrital), na sequência da recusa de 12 clubes em defrontar o Canelas 2010. Estas equipas preferem mesmo perder o jogo por falta de comparência e pagar a multa de 750 euros a ter de comparecer aos jogos. Na prática, até ao final do campeonato, o Canelas – que lidera a prova com seis vitórias e um empate em sete jogos – irá realizar apenas mais três jogos: com o Candal, na 18ª jornada, pois este foi o único clube que não se recusou a jogar, e Varzim B e Oliveira do Douro, nas duas jornadas finais, porque a falta de comparência nesta fase daria direito a penalização com descida de divisão para ambas as equipas.

O motivo para tão insólita situação já remonta à época passada, quando se começaram a suceder as reclamações dos outros clubes contra o que consideravam ser um "clima de terror e intimidação" nos jogos contra o Canelas, dentro e fora do campo. A polémica cresceu de tom com a divulgação de alguns vídeos dos jogos em que a equipa intervinha, e onde era possível ver várias jogadas "à margem da lei". No Canelas, refira-se, jogam alguns elementos dos Super Dragões, claque do FC Porto – o capitão, de resto, é o seu líder, Fernando Madureira, conhecido no mundo do futebol como Macaco.

Na altura, a AF Porto decidiu nomear três delegados para os jogos deste clube, com a responsabilidade de monitorizar as partidas e, posteriormente, tomar decisões disciplinares sobre esta equipa, além de ter ordenado a abertura de um processo de averiguações para o apuramento da verdade material.

Entretanto, o Canelas anunciou a reação a esta decisão dos adversários em conferência de Imprensa a ter lugar até ao fim de semana, mas deixou desde logo uma mensagem esclarecedora no Facebook. Continuamos a incomodar… Continua a campanha… Nós vamos continuar a trabalhar mais que os outros para continuar a ganhar dentro do campo. Vemos-nos na 2ª Fase", escreveu o clube, que assim caminha a passos largos para a primeira subida da sua história aos escalões profissionais.

 

Algumas imagens de um dos jogos mais polémicas da temporada passada: