Ténis. Andy Murray é oficialmente o número 1 do mundo

Ranking ATP atualizado esta segunda-feira

Andy Murray é oficialmente o líder do ranking mundial. O tenista britânico surgiu esta segunda-feira no topo da lista do circuito profissional, no qual o português João Sousa caiu um lugar: é agora 44º. Gastão Elias, por seu lado, sofreu a maior queda no grupo dos 100 melhores do mundo: recuou 20 posições, sendo agora 86º.

Voltando ao topo, Murray já sabia desde sábado que ia destronar o sérvio Novak Djokovic, que liderava a classificação há 223 semanas. Quando Djokovic foi eliminado nos quartos-de-final do Masters 1000, em Paris, Murray só precisava de chegar à final do torneio para ser coroado, o que veio a acontecer – o britânico acabaria mesmo por vencer a prova francesa. No seu palmarés, Murray conta com três títulos do Grand Slam (US Open, em 2012, e Wimbledon, em 2013 e 2016) e duas medalhas de ouro olímpicas (Londres, em 2012, e Rio de Janeiro, em 2016). No total, soma 43 títulos na carreira.

Em período de férias, o circuito feminino não regista alterações no grupo das dez melhores do mundo, numa hierarquia que encerrou com a alemã Angelique Kerber no primeiro lugar. Já a número um portuguesa, Michelle de Brito, desceu uma posição, aparecendo agora no lugar 233.