Reino Unido. Harry zanga-se com os tabloides

Os rumores de um namoro entre uma atriz norte-americana e o príncipe mais novo da família real fizeram o Palácio de Kensington emitir um comunicado em que condena a imprensa britânica pelo “abuso e assédio” à “namorada”

Quando o tabloide britânico “The Sun” fez capa de fim de semana com a manchete “A menina do Harry no Pornhub”, caiu a gota de água. Num comunicado assumidamente “fora do comum”, a assessoria de imprensa do príncipe Harry reagiu, acusando os órgãos de comunicação social de “abuso e assédio” a Meghan Markle e finalmente confirmando que a estrela da televisão americana namora com Harry “há alguns meses”. As imagens presentes no site para adultos não tinham qualquer conteúdo pornográfico, na medida em que são oriundas da série sobre advocacia que Markle protagoniza, “Suits”.

Desde jovem que Harry de Windsor cultiva uma distância dos órgãos de comunicação social, muito devido às circunstâncias trágicas da morte da sua mãe, Diana, num acidente rodoviário em fuga a paparazzi.

A relação do príncipe com os media é, aliás, mencionada no referido comunicado. O facto de “nunca ter estado confortável” com a constante atenção, embora “se sinta sortudo pelo apoio de tanta gente”, é revelado. O facto de “raramente ter empreendido ações judiciais contra as constantes publicações de histórias fictícias” é lembrado. Harry prefere focar essa atenção “em assuntos que o preocupam”, numa clara referência às iniciativas de caridade e de desporto paraolímpico que tem patrocinado.

O comunicado refere a “preocupação” de Harry com a segurança de Meghan Markle. A lógica de que “é o preço a pagar” por se envolver com a família real é rejeitada, assim como a teoria de que “faz parte do jogo”. De acordo com o documento divulgado na imprensa inglesa, a mãe de Markle, neste momento a residir no Canadá, terá sido perseguida por fotógrafos que tentaram entrar em sua casa e o ex-namorado de Meghan recebeu “tentativas de suborno”, assim como “quase todos os amigos, colegas e entes queridos”.

Harry pede então que a imprensa responsável por estes ataques “pare e reflita”, e que “as pessoas entendam que era necessário falar publicamente” dadas as circunstâncias.

A polémica vinha a avolumar-se desde que o boato sobre o novo namoro de Harry ganhou força na imprensa cor-de–rosa inglesa. No último ano, rumores de uma amizade forte com Pippa Middleton, a irmã da mulher do irmão mais velho, foram-se dissipando, mas a história com Meghan Markle insistia em não desaparecer. Pelos vistos, justificadamente.

A nota de imprensa critica também os comentários e artigos de opinião “racistas e sexistas” em reação à novidade. Harry, conta a imprensa britânica, terá ficado revoltado com este tipo de insinuações e o comunicado também o demonstra. Meghan Markle continua em silêncio, mas com fotografias alegres nas redes sociais.

Irmã zangada

Tudo se agravou quando a meia-irmã de Markle acusou a namorada do príncipe de “ambições sociais” e de “querer ser princesa”. Samantha Grant afirmou que “Hollywood mudou” a irmã e que Meghan “sonha ser princesa desde o tempo em que víamos a família real na televisão, quando ela era menina”. De acordo com Grant, o pai de ambas já saberia do romance há mais de cinco meses. Representantes de Mar-kle não se pronunciaram sobre a entrevista da meia-irmã, em que Samantha também afirma que Meghan é “egoísta” e que Harry não sabe, nem que o pai da atriz está em situação de falência financeira.

Durante várias semanas, a casa real britânica recusou prestar declarações sobre o tema, mas a crescente especulação e o facto de Meghan ter surgido com uma bracelete idêntica a uma utilizada pelo príncipe fizeram com que Harry se sentisse obrigado a esclarecer.

Divorciada

Meghan Markle é divorciada. A imprensa conservadora britânica não tardou a lembrá-lo e a estabelecer o paralelo com uma princesa britânica obrigada a cessar uma relação amorosa nos anos 50 devido ao mesmo motivo. A princesa Margarida justificou o “sacrifício” com os “ensinamentos da Igreja e o seu dever para com a Grã-Bretanha”. Mais conhecidamente, Eduardo viii, príncipe herdeiro, escolheu abdicar do trono em 1936 para se casar com uma socialite norte-americana. Sucedeu-lhe o irmão mais novo, pai da atual monarca, Isabel ii.

Apesar de Harry e Meghan terem assumido a relação há pouco tempo, há suspeitas de ambições matrimoniais e a atriz já foi apresentada à família mais próxima do príncipe e até passou fins de semana nas residências rurais dos Windsor.