Robert Redford retira-se dos ecrãs

Quando terminar os dois filmes que tem em mãos, Redford deixa a carreira de ator. Vai dedicar-se por completo à realização e, porventura, à pintura.

O ator norte-americano anunciou esta semana que, após terminar a rodagem dos dois filmes em que se encontra envolvido de momento, passará para o outro lado das câmaras. Protagonista de filmes como os clássicos Dois Homens e Um Destino (1969), A Golpada (1974), África Minha (1985) ou, mais recentemente, Quando Tudo Está Perdido (que tem a particularidade de não incluir nenhum diálogo), Redford já tem uma longa experiência como realizador (por exemplo, Jogo de Espiões, em que contracena com Brad Pitt) algo que quer prosseguir nesta nova fase.

É também um dos principais promotores do Festival de Sundance, o mais importante festival dedicado ao cinema independente.

Aos 80 anos, Redford disse numa entrevista que estava «cansado» de representar. «Sou uma pessoa impaciente, por isso tenho dificuldade em parar e fazer take atrás de take».

O cineasta deverá também dedicar-se à pintura, uma das suas paixões desde a juventude, mas a que nunca pôde verdadeiramente dedicar-se.