Carros elétricos começam a pagar para ‘abastecer’

Medida vai entrar em vigor até março de 2017, anunciou o o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes. Até aqui, os condutores de veículos elétricos não pagavam para carregar os carros nos postos de carga existentes no país

Os proprietários de veículos elétricos vão começar a pagar o ‘abastecimento’ já a partir do próximo ano. Até aqui, os postos de carga elétrica espalhados no país não tinham custo para os utilizadores. A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias, que diz que a medida será implementada até ao final do primeiro trimestre de 2017.

Para abastecer, os condutores terão de usar um cartão elétrico que lhes permite carregar o carro em qualquer posto de carga do país. No final do mês, o proprietário recebe a fatura a pagar. Ainda assim, “o custo por 100 quilómetros de energia elétrica vai ser cerca de um quarto mais barato” em relação aos combustíveis tradicionais, explicou ao JN o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

O secretário de Estado assegurou que, apesar de deixar de ser gratuita, há um contraponto há muito pedido pelos condutores: a rede de postos de carga vai aumentar. O número insuficiente de pontos de carregamento – especialmente dos que possibilitam aos condutores carregarem rapidamente os carros, os chamados postos de carga rápida – continua a ser, efetivamente, uma das principais queixas dos utilizadores de veículos elétricos. “Ainda não demos luz verde ao pagamento, porque queremos o sistema a funcionar e abrir um pouco mais a rede, passando a dispor de carregamentos rápidos”, disse o secretário de Estado.