Natal. Estudo revela as intenções de oferta dos portugueses

O vestuário e os brinquedos continuam a ser os presentes que os portugueses mais pensam oferecer este Natal.

Esta intenção de oferta vai de encontro ao que já acontecia em outros anos, mas há novidades no comportamento dos consumidores nacionais.

Um das novidades em relação a 2015 é facto de haver mais consumidores dispostos a oferecer produtos culturais (36%) do que perfumes e relógios, por exemplo (34%).

As conclusões são de um estudo feito pela Cetelem, que explica ainda que “os indivíduos entre os 25 e os 34 anos são os que revelam uma maior intenção de oferecer presentes (91%), localizando-se os indivíduos entre os 55 e os 65 anos no polo oposto (65%). As categorias de vestuário e brinquedos encontram-se no topo da lista para a generalidade das idades, com exceção dos jovens entre os 18 e os 24 anos, que depois do vestuário, elegem os perfumes e relógios”.

Para fazer as compras, os portugueses escolhem sobretudo os centros comerciais (78%). O resto opta por lojas do comércio tradicional e por hipermercados. Sendo que apenas 1% opta por fazer as compras através da Internet.

O estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizados 600 inquéritos por telefone, a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 26 e 28 de setembro de 2016.