Governo italiano aprova resgate à banca

O governo italiano aprovou um resgate ao sistema bancário de 20 mil milhões de euros e o Monte dei Paschi deverá ser o primeiro a utilizar esta ajuda. 

O anúncio do ministro das Finanças italiano chega depois do banco ter revelado que falhou o plano de recapitalização de 5 mil milhões de euros incluindo a troca de dívida por ações.

“Esta intervenção irá garantir os rácios de capital do banco, permitindo-lhe prosseguir o seu plano de negócios”, disse Pier Carlo Padoan. O governante acrescentou que “o banco ficará assim com a capacidade para apoiar a economia italiana com a confiança dos seus depositantes e trabalhadores” e assinalou ainda: “vamos ver se outros bancos pedem ajuda”

Os bancos italianos são fonte de preocupação, tanto devido à sua dispersão – existem cerca de 700 -, como à dimensão do crédito malparado, que está estimado em 360 mil milhões de euros, cerca de um terço do total da Zona Euro.

O Monte dei Paschi, o banco mais antigo do mundo em funcionamento, está no centro da crise do setor financeiro italiano.