Concessão de crédito menos restrita

Os critérios de concessão de crédito estão estáveis mas a concorrência e a percepção dos riscos estão a baixar a restritividade.

De acordo com os resultados do inquérito de janeiro de 2017 do Banco de Portugal a cinco grupos bancários “os critérios de concessão de crédito ao setor privado não financeiro permaneceram em termos globais estáveis nos últimos três meses, por comparação com o trimestre anterior”.

No entanto, e de acordo com o documento, “algumas instituições indicaram que as pressões exercidas pela concorrência terão contribuído para uma ligeira redução da restritividade na concessão de crédito” Uma outra instituição “indicou ainda que a redução na perceção de riscos associados às perspetivas para o mercado de habitação e à situação económica em geral terão contribuído para critérios ligeiramente menos restritivos nos empréstimos a particulares”.

 No “Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito” lê-se ainda que “dois bancos indicaram uma ligeira redução dos spreads aplicados nos empréstimos de risco médio concedidos a empresas e a particulares para habitação” enquanto “um banco indicou uma evolução semelhante nos empréstimos concedidos a particulares para consumo e outros fins”.

O documento revela também para os primeiros três meses do ano “a a generalidade das instituições inquiridas não antecipa alterações nos respetivos critérios de aprovação de crédito ao sector privado não financeiro”.

No inquérito do banco central lê-se ainda que “dois bancos indicaram uma ligeira redução dos spreads aplicados nos empréstimos de risco médio concedidos a empresas e a particulares para habitação” e uma outra instituição “indicou uma evolução semelhante nos empréstimos concedidos a particulares para consumo e outros fins”.