Já não há dúvidas: 2016 foi mesmo o ano mais quente

Têm sido batidos recordes consecutivos nos últimos três anos

Já era dado como quase certo, mas agora a ciência vem provar o esperado. 2016 foi mesmo o ano mais quente desde que há registos, ultrapassando assim 2015, até aqui detentor do recorde de temperaturas.

“2016 bateu os valores de 2015 por cerca de 0,1-0,12 graus, o que pode não parecer muito, mas no que respeita às variações de temperaturas anuais corresponde a uma grande mudança”, explica à BBC Gavin Schmidt, diretor do Goddard Space Flight Center da NASA. Na informação divulgada pela agência espacial norte-americana e pela agência governamental dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos (NOAA) é possível observar que a temperatura média à superfície da terra e dos oceanos anda 0,94º C acima da média registada no decorrer do século XX.

Com 2014, 2015 e agora 2016 a bater recordes sucessivos, a tendência não é animadora. E numa análise ao último ano, os meses de Janeiro a Abril, Junho, Julho e Agosto são os meses mais quentes dos últimos 137 anos, ou seja, desde que há registos. Para isto, acreditam os cientistas, terão contribuído os efeitos do El Niño registado ano passado, a par da ação humana. No geral,