Benfica. Rui Vitória já pensa em jovens para o lugar de Guedes

O treinador encarnado admite, ainda assim, recorrer ao mercado para colmatar a saída do jovem avançado

Rui Vitória não vê dramas na saída de Gonçalo Guedes para o PSG. Na antevisão ao jogo com o Moreirense, das meias-finais da Taça da Liga, o treinador do Benfica garantiu ter no plantel recursos para colmatar a saída do jovem avançado e assumiu mesmo, se preciso for, recorrer à equipa B. "A grandeza do Benfica a nível mundial do ponto de vista desportivo é intocável, mas a nível financeiro não, há outros clubes mais poderosos. Vemos isto como um processo normal, seria agora ou no final da época, e nesse sentido estamos preparados. Não trabalhamos em cima de nenhum acontecimento, mas sim com planeamento. Temos aqui opções dentro. Ele é um belíssimo jogador, estava a fazer um belíssimo desempenho, mas a vida é mesmo assim e não estamos alarmados com as saídas e entradas", sublinhou Vitória, elogiando Guedes: "Representa tudo o que é a formação do Benfica, começou aqui em tenra idade e chegou à equipa principal. Neste último ano e meio teve um desempenho de grande qualidade. Não podemos querer ao mesmo tempo formar e mostrar aquilo que fazemos aqui dentro e depois mantê-los escondidos. Isto é de certa forma inevitável."

Apesar da confiança demonstrada na prata da casa, Rui Vitória não fechou a porta à hipótese do Benfica recorrer ao mercado para reforçar o plantel. "Falta uma semana e todos sabemos que nestas últimas semanas é que as coisas acontecem. A lei do mercado é que dita. É possível que entre ou saia alguém, mas estar a falar é abstrato. Em relação a subidas, logo decidiremos. O Benfica hoje tem jogadores muito apetecíveis, e é possível que alguém saia, mas depois, se acontecer, tomaremos essas opções. Temos jovens a trabalhar bem", salientou o técnico, bastante mais vago quando o assunto passou a ser a sua propalada renovação de contrato: "Se muitas vezes não abordo perguntas sobre a saída de jogadores ou o que quer que seja sobre questões contratuais, não vou fazê-lo agora. Tenho de ser fiel comigo mesmo. Temos amanhã e, se conseguirmos, depois uma final para disputar. São objetivos elevadíssimos para o Benfica e são mais oportunos."

Surgiram, então, as questões sobre o jogo com o Moreirense, adversário que mereceu elogios do treinador do Benfica. "É um jogo que dá acesso a uma final e portanto vamos com muita vontade, mas temos consciência que temos de derrotar uma equipa boa, que tem progredido depois da entrada do novo treinador, e que vai querer muito chegar a essa final. As equipas que chegaram aqui já passaram por grupos difíceis e estão a um jogo de chegar a essa final, uma oportunidade que muitos não têm, portanto a ambição é muita. Temos de ser fortes e ter ambição para derrubar o Moreirense", salientou Rui Vitória, rejeitando a condição de favorito, apesar dos muitos títulos que as águias somam na prova: "O Benfica tem uma dimensão enorme, mas o favoritismo não me diz nada. Tem de ser provado dentro de campo. Nesta final-four vão estar quatro equipas que passaram em grupos complicados, chegam aqui e têm apenas um jogo para a final. A motivação é enorme para todos. O favoritismo tem de ser provado amanhã. Está aqui em causa um troféu, mas antes disso temos uma meia-final e não me desfoco disso. Se passar o Moreirense depois pensamos na final. Mas o Benfica, seja em que momento for, quer sempre ganhar o troféu. Não acrescenta nem atrasa o nosso trabalho daquilo que é a época. Estamos habituados a estar neste típico de decisões, seja agora ou no final."

Questionado sobre a importância que o Benfica atribui à prova, em contraste com os maiores rivais, que insistem – pelo menos no discurso – em desvalorizá-la, Rui Vitória respondeu com ambição: "Cada um toma conta da sua casa e pensa da forma como quer. Nós olhamos para todas as competições com vontade de ganhar. Não fazemos a divisão de qual é a mais importante. Agora é a Taça da Liga, é nesta que vamos lutar. É assim que pensamos. Os outros clubes, porque estão ou não estão não é comigo."

Em relação à equipa que irá apresentar frente ao Moreirense, o treinador encarnado revelou que Mitroglou não deverá ser opção. O grego, que saiu lesionado aos 70 minutos do jogo com o Tondela, não treinou na manhã desta quarta-feira – tal como Fejsa, Grimaldo e André Horta. Em sentido oposto, Raúl Jiménez voltará a entrar nas contas. "O Mitroglou saiu com ligeiras queixas do último encontro e em princípio não recupera para este jogo. O Raúl, sim, está disponível para amanhã. Por isso, está convocado, Mitroglou depois já veremos", salientou Rui Vitória.