Três coisas que nunca deve dizer ao seu parceiro

As relações amorosas dão trabalho… E existem três frases que podem deitar por terra tudo o que foi construído

Uma coisa todos sabemos: as relações amorosas dão trabalho. Por isso mesmo, é preciso ter noção de que existem coisas que não devemos dizer ao nosso parceiro.

A psicóloga clínica Alexandra Solomon disse ao site Psychology Today quais as três frases que devemos evitar proferir se queremos manter uma relação saudável e estável.

São elas:

“Se me amasses, tu…”: nunca devemos tentar manipular a outra pessoa. A psicóloga sugere que, em vez desta frase, diga “Estou a ter muita dificuldade em perceber o que te impede de fazeres o que te pedi. Isso faz com que comece a achar que não deve amar-me tanto quanto pensava”. Assim está a ser sincero quanto ao que sente, mas deixa uma abertura para uma explicação.

Por que é que as coisas já não são como eram entre nós?”: isto faz com que pareça que está a culpar o seu parceiro por algo que, como tudo, muda com o tempo. A especialista aconselha a tentar perceber quais as diferenças entre o antes e agora e ver se consegue recuperar esses elementos dos quais sente falta. Quando abordar o sue parceiro, faça-o com sugestões concretas, como “Adorava que me desses uma massagem igual às que costumavas dar quando começámos a namorar”.

“Pareces a tua mãe!”: sugerir isto como algo pejorativo vai fazer com que o seu parceiro assuma uma postura mais à defesa. O melhor mesmo é ser sincero, dizer o que o irrita e o que o seu parceiro pode fazer para mudar esse problema. E faça isto tudo sem mencionar a progenitora…