Acabados de sair da Casa Branca, quanto valerá a fortuna dos Obama?

Obama doou todo o dinheiro que recebeu após ser galardoado com o prémio Nobel da Paz.

Acabados de sair da Casa Branca, quanto valerá a fortuna dos Obama?

Antes da eleição em 2008, eram poucas as pessoas fora dos Estados Unidos que conheciam Barack Obama e mesmo no seu país era difícil encontrar alguém que soubesse, com exatidão, o caminho realizado por aquele que foi, durante oito anos, o presidente dos Estados Unidos da América.

Ao longo dos anos, com a divulgação das declarações de rendimentos, algo que já fazia antes de entrar na Casa Branca, foi-se sabendo que grande parte da vida financeira do casal é conhecida e que é possível saber de onde veio o dinheiro muito antes de ser presidente e calcular quanto vale a fortuna da família hoje em dia.

Segundo a revista Fortune, há no total, 24 milhões de dólares (22,4 milhões de euros) de valor familiar – 12,2 milhões de dólares para Barack Obama (11,4 milhões) e 11,8 milhões para Michelle (11 milhões de euros).

A fortuna foi construída devido aos livros que Obama escreveu, cujos contratos permitiram ganhar mais de 3 milhões de euros, graças aos ganhos em diversos investimentos, desde fundos a títulos da dívida norte-americana e graças ao salário de presidente, que nos Estados Unidos é de cerca de 400 mil dólares (375 mil euros) por ano.

Recorde-se que, mesmo depois de sair da Casa Branca, Obama continuará a ter direito a um fundo anual vitalício de 205 mil dólares, seguro de saúde gratuito vitalício e proteção até ao último dia de vida. Existe ainda um fundo disponível para gerir escritórios e assistentes pessoais, que o antigo presidente George Bush aproveitou para gastar mais de um milhão de euros no ano passado.

Contudo, há pelo menos um prémio que não é avaliado nem contabilizado na fortuna dos Obama, quando Barack Obama em 2009 ganhou o prémio Nobel da Paz. O agora ex-presidente dos Estados Unidos da América doou os 1,3 milhões de euros recebidos da Academia Sueca a um vasto leque de instituições de caridade.