Nuvem tóxica pode chegar a Lisboa, mas sem perigo para a saúde

Incêndio na fábrica da Sapec, em Setúbal, já está dominado. Preocupação das autoridades prende-se agora com os fumos tóxicos

O incêndio que deflagrou esta madrugada nas instalações – em dois armazéns de enxofre – da fábrica da Sapec, em Mitrena, Setúbal, já foi dominado. No entanto, a nuvem tóxica de enxofre poderá chegar até Lisboa, ainda que sem qualquer perigo de intoxicação – apenas o cheiro deverá ser sentido na capital.
A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, deslocou-se até ao local, e afirmou que acreditava que a nuvem deverá deixar de ser visível em breve, fazendo-se sentir apenas o cheiro a enxofre.
Estes gases já tinham levado as autoridades a apelar à população das zonas circundantes – – nomeadamente Praias-do-Sado e Faralhão – a permanecerem em casa e a calafetarem portas e janelas com panos húmidos, sobretudo devido à toxicidade do enxofre. Mais, quem sentisse qualquer irritação nos olhos, garganta ou pele deveria contactar o 112.
Também as creches e escolas, entre as quais o Instituto Politécnico de Setúbal, permaneceram encerradas, e assim deverão continuar até amanhã.
Segundo confirmou ao SOL fonte dos bombeiros, cinco bombeiros ficaram feridos, quatro deles com queimaduras ligeiras e um outro por inalação de fumos. Todos foram transportados para o Hospital de Setúbal, tendo um deles sido posteriormente transferido para o Hospital de São José, em Lisboa.
No local ainda se encontram 45 elementos de várias corporações de bombeiros e 17 veículos. Apesar do aparato e de um dos armazéns ter ficado totalmente destruído, segundo o diretor geral da empresa, João Martins, a fábrica está a funciona.