Metade dos portugueses já foram infiéis ao ver séries de televisão

Um estudo na Netflix revela que cerca de 45% dos portugueses que veem séries em casal, já traíram os seus companheiros/as e viram episódios sem a sua companhia.

Metade dos portugueses já foram infiéis ao ver séries de televisão

De acordo com um estudo da Netflix, a fidelidade entre companheiros de streaming parece não escapar a traições. Quase metade dos casais em todo o mundo, cerca de 46%, que veem televisão por streaming, já “traíram” os seus parceiros.

Portugal não foge a essa média mundial e é um dos mais fiéis da Europa, com 45% dos casais a confessar que foram infiéis. Ou seja, tudo isto significa que esta percentagem de portugueses não consegue esperar pelo seu parceiro para ver uma determinada série em conjunto e acaba por ver os episódios sozinho/a.

A traição com a Netflix foi “identificada” pela primeira vez em 2013, segundo um estudo realizados nos Estados Unidos. Passados quatro anos, essa traição triplicou e tornou-se num comportamento comum em todo o mundo. Este mesmo comportamento continua a aumentar com 60% dos consumidores a revelarem que poderia cometer mais traições caso soubessem que não seria apanhados. Traindo a primeira vez, já não é possível parar – 81% dos traidores são reincidentes e 44% já o fizeram 3 ou mais vezes. Em Portugal, apesar de não se trair tanto, a percentagem de reincidentes é mais elevada e sobe para 86% e mais de metade, cerca de 51%, já traiu 3 vezes ou mais.

Onde acontecem as traições?

As traições ocorrem em todo o mundo, embora existam algumas variações consoante os países. Entre os “mais traidores” estão o Brasil e o México, onde, respetivamente, 58% e 57% dos casais de streaming já traíram os parceiros. Entre os países mais fiéis estão a Holanda (73%), a Alemanha (65%) e a Polónia (60%). Portugal fica a meio da tabela, com 55% dos casais a afirmar que não cometeram “infidelidades” com a Netflix.

Quais as séries em que traímos?

Em Portugal, o Top 5 das séries que provocam mais “traições” é composto por uma mistura entre comédia e drama. O “campeão das infidelidades” é A Teoria do Big Bang, seguido de The Walking Dead, Narcos, Foi Assim que Aconteceu e Uma Família Muito Moderna.

Porque é que se trai?

A maioria não pretende trair, mas acaba por acontecer – 80% das traições não são planeadas. Dois terços (66%) dos traidores mundiais afirma que “as séries são tão boas que não conseguimos parar de ver.” E os portugueses não são diferentes,  60% dos portugueses inquiridos não conseguiu parar de ver a série.