Descubra quais as razões que levam os turistas a viajar para Portugal

Turistas dizem estar bastante satisfeitos com Portugal

Uma análise feita, que tem como objetivo identificar as perceções e satisfação dos turistas em Portugal, reuniu dados recolhidos pela internet, num total de 238 questionários, sendo a amostra dominada por portugueses, revelou que há uma enorme apetência para viajar para fora e dentro do país, enquanto os estrangeiros, ainda que em minoria, são visitantes assíduos de destinos nacionais.

O estudo revelou que a autenticidade, a atratividade e os restaurantes das cidades nacionais são as principais características mais valorizadas pelos estrangeiros. Mais de 80% atribuirão a classificação máxima nos dois primeiros indicadores.  

Os turistas mostram-se bastante satisfeitos com as visitas a Portugal, com uma média de quase seis pontos numa escala de um a sete, ainda que sejam apenas 24% que dizem estar completamente satisfeitos com o destino.

Os atributos que mais satisfazem em Portugal são a gastronomia e o vinho, o património histórico, as praias, a natureza e a hospitalidade dos portugueses. A satisfazer menos os visitantes, ficam os transportes, a limpeza, a informação turística disponível e a qualidade do serviço, "os turistas mostram-se mais preocupados com a pressão que o turismo pode colocar ao nível da originalidade das cidades nacionais, com 37% dos respondentes a defenderem que este poderá ter um efeito negativo da atividade turística. Também ao nível do contacto com a população desses locais, os respondentes estão mais apreensivos, com 36% a sentirem que a interação está mais difícil", pode ler-se na conclusão do estudo.