FC Porto. Nuno promete dragão preparado para dar luta à Juventus

Treinador dos azuis e brancos garante que a sua equipa não se sente “inferior a ninguém”

O FC Porto nunca venceu a Juventus (duas derrotas e um empate), mas a história conta pouco para Nuno Espírito Santo. Na véspera do encontro com a Vecchia Signora, da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, o treinador dos dragões prefere destacar o bom momento que a sua equipa atravessa.

"Nós, FC Porto, sabemos que, tanto na vida como no futebol, não devemos desprezar ninguém, nem nos sentimos inferiores a ninguém. Respeitamos o nosso adversário e estamos preparados para competir no máximo das nossas forças. Vamos ter um grande jogo entre duas das dezasseis melhores equipas da Europa. É a Champions League, um grande adversário e um FC Porto preparado para competir. Estamos preparados. Os jogadores estão motivados, sabemos que vamos ter um Dragão cheio ao lado da equipa. Queremos captar essa energia e transformá-la em rendimento em campo", salientou Nuno, completando: "A construção da equipa passa por defrontar estes grandes adversários e queremos que os jogadores se sintam capacitados porque é onde queremos estar, entre os melhores. Isso requer trabalho e trabalho nós temos, e motivação, que também temos. Estamos preparados para competir 180  minutos. As reais possibilidades em relação à eliminatória só as poderemos avaliar depois do jogo."

Já esta época, recorde-se, o FC Porto deixou a Roma pelo caminho no play-off de acesso à fase de grupos. E os romanos vão sendo os únicos a dar alguma luta à Juventus no campeonato italiano – apesar de estarem a sete pontos de distância. Até por isso, a confiança dos portistas é grande. "Sabemos que amanhã é a continuação de um trabalho que, em relação à Champions, começámos em agosto, num play-off que passamos de forma meritória. Tivemos uma fase de grupos complicada, mas conseguimos ultrapassá-la. Temos vindo a melhorar, queremos continuar a melhorar", prometeu Nuno.

O treinador dos dragões arriscou mesmo antecipar o onze que a Juventus irá apresentar no Dragão. "A Juventus tem grandes opções, podia fazer uma equipa e depois fazia outra com alternativas. Mas se disser que vai jogar Dybala, Mandzukic, Higuain, Cuadrado, Pjanic, Khedira, Chiellini, Bonucci, Alex Sandro, Liechtsteiner, Buffon, acho que é esse o onze", atirou. Informado então das declarações de Massimiliano Allegri, técnico da Juve que garantiu que Bonucci ficará na bancada por questões disciplinares, Nuno reagiu desta forma: "Não sei. Seguramente vai fazer essa pergunta ao treinador da Juventus e se ele responder e disser quem vai jogar, ficaria muito feliz."