Brasil. Treinador português despedido três vezes do mesmo clube… em menos de um mês

Paulo Morgado com história rocambolesca no São Raimundo, do Estado do Amazonas

Situação no mínimo insólita vivida por um treinador português no Brasil. Paulo Morgado, natural de Lisboa e desde 2011 a trabalhar no futebol brasileiro, foi contratado… e despedido três vezes em menos de um mês pelo São Raimundo, clube que compete no campeonato Amazonense.

O técnico luso foi contratado pela primeira vez em finais de janeiro. Entretanto, alegados problemas financeiros levaram o diretor do clube, António Fiola, a despedir Morgado. No mesmo dia, porém, outro dirigente do clube desmentiu Fiola, confirmando novamente o treinador português no cargo. Apenas dois depois, todavia, veio a público o presidente do clube, Orismar Pires, afirmar que o treinador luso estava fora do cargo…

Mas não ficou por aqui: dez dias volvidos, o clube anunciou novamente Paulo Morgado nas redes sociais como certo no comando técnico. Esta quarta-feira, o último capítulo: o São Raimundo anunciou Lúcio Braga como novo técnico do clube. "Já estava tudo certo. Parte da direção queria-me, já tinha 18 jogadores que poderiam vir, mas o senhor Fiola parou de atender. Depois fiquei a saber que já tinha treinador e jogadores. No meu país, a palavra vale mais que a caneta. Desejo o melhor para o clube e agradeço o apoio dos adeptos, que me deram força para que fosse o treinador", referiu Morgado ao portal brasileiro "GloboEsporte".

Paulo Morgado, de 42 anos, está no Brasil desde 2011, tendo já passado por diversos projetos no Estado do Amazonas. Rio Negro, Fast Clube, Penarol, Manaus, Nacional, Icasa e Ypiranga foram já orientados pelo treinador português, que desempenhou ainda funções de adjunto e coordenador técnico dos sub-20 nalguns destes clubes. Em Portugal, Morgado foi essencialmente treinador de formação, tendo estado muitos anos ao comando dos juniores do Belenenses. Nos seniores, orientou Sintrense, Vitória do Pico e Odivelas.