Mou e a prova predileta

Foi com a vitória na Taça da Liga em 2005 que Mourinho começou a conquistar Inglaterra. Hoje pode tornar-se recordista.

José Mourinho tem um currículo que fala por si, nomeadamente em Inglaterra, onde deu ao Chelsea um estatuto de grande que os Blues nunca tinham conhecido antes. No alforge, três conquistas da Premier League, uma na Taça e outra na Supertaça (entretanto já venceu mais uma esta temporada, pelo Manchester United).

O primeiro troféu da sua carreira em terras de Sua Majestade, porém, foi outro – precisamente aquele que pode conquistar este domingo pela quarta vez: a Taça da Liga. Em 2005, foi a vitória nesta competição que catapultou o Chelsea do auto-intitulado Special One para as glórias que se seguiriam.

Hoje, o treinador português mais titulado de sempre a nível europeu tem a oportunidade de vencer a quarta Taça da Liga inglesa da sua carreira, o que constituiria um recorde – só Alex Ferguson e Brian Clough estão nesse patamar. Pela frente, o Southampton, que contará com o campeão europeu Cédric no onze.

O United soma apenas uma derrota desde novembro, precisamente nesta competição, nas meias-finais, às mãos do Hull de Marco Silva; é certo que o futebol é fértil em surpresas, mas tudo indica que Zlatan Ibrahimovic e companhia irão acabar este fim de semana com mais uma medalha de vencedor nas mãos.