Xabi Alonso anuncia retirada no final da temporada

Médio de 35 anos explica que pretendia retirar-se enquanto ainda está ao mais alto nível e o Bayern “é o mais alto nível”

Agora é oficial: Xabi Alonso anunciou que vai terminar a carreira no final desta temporada. Aos 35 anos, o internacional espanhol continua a ser considerado um dos melhores médios do futebol mundial, sendo aposta frequente de Carlo Ancelotti no meio-campo do Bayern Munique, mas decidiu pendurar as botas ainda assim, com uma mensagem sugestiva no Twitter.

Lived it. Loved it.

Farewell beautiful game. pic.twitter.com/1aSN7GGNzZ

— Xabi Alonso (@XabiAlonso) 9 de março de 2017

 

Mais tarde, em declarações ao canal de televisão do Bayern, explicou melhor a sua decisão: "Não foi uma decisão fácil, mas penso que é o momento certo. Sempre quis parar cedo de mais do que tarde de mais. Sinto-me bem, mas acredito que este é o momento certo. Queria terminar a minha carreira ao mais alto nível e o Bayern é o mais alto nível. Estou muito orgulhoso e feliz por representar o Bayern e ser uma parte desta família."

Formado na Real Sociedad, passou três épocas e meia no clube basco (mais meia no vizinho Eibar) antes de se mudar para o Liverpool, onde cumpriu cinco temporadas e conseguiu a primeira grande conquista da carreira: a Liga dos Campeões, em 2004/05 – marcou um golo na épica final com o AC Milan (3-3, vitória dos Reds nos penáltis).

Em 2009 transferiu-se para o Real Madrid, por onde permaneceu mais cinco épocas e onde voltou a vencer uma Liga dos Campeões, além de um campeonato espanhol (sob as ordens de José Mourinho). No início de 2014/15 resolveu voltar a mudar de ares e assinou pelo Bayern, ao serviço do qual soma já dois campeonatos alemães. Pelo meio, sagrou-se uma vez campeão do mundo e duas vezes campeão da Europa com a seleção espanhola.

Ao longo do dia, foram muitos os atuais e antigos colegas de Xabi Alonso a prestar-lhe homenagens. Steven Gerrard – "És pura qualidade. Um ato de classe no campo e um senhor fora dele. Foi um prazer jogar ao teu lado e senti a tua falta todos os dias desde que saíste dos reds. Parabéns por uma carreira perfeita e boa sorte para ti e para a tua família no futuro" -, Jamie Carragher – "Não foi uma má carreira, mestre do passe!" -, Thiago Alcântara – "Vivemos e apreciámos o teu futebol" -, Fernando Torres – "Contigo aprendi a amar este desporto. Obrigado por tantos bons momentos" – são alguns dos exemplos.