Vale e Azevedo ficou fascinado com personalidade de Mourinho

João Vale e Azevedo confessou ter ficado fascinado pela personalidade de José Mourinho, contratado em Setembro de 2000 pelo então presidente do Benfica, para assumir o primeiro desafio como treinador principal de futebol.

em entrevista à agência lusa, realizada em londres, vale e azevedo recordou que josé mourinho foi aposta pessoal para o benfica e lembrou que, desde o primeiro contacto, em barcelona, percebeu que o melhor treinador do mundo em 2011 era «uma pessoa completamente diferente» do que estava habituado no futebol.

«tive um jantar com mourinho, em barcelona, aquando de um jogo de futebol do ‘dream team’ [designação da equipa do fc barcelona na altura] com uma equipa do resto do mundo. fiquei fascinado com ele, achei que tinha uma personalidade interessantíssima», recordou o ex-presidente do benfica de 03 de novembro de 1997 a 31 de outubro de 2000.

vale e azevedo revelou que lhe agradou o facto de josé mourinho ser «uma pessoa muito directa, que diz o que pensa, que não tem ‘meias-tintas’».

«mourinho é uma pessoa que tem muito a ver comigo. é uma pessoa muito independente, que pensa pela sua cabeça e eu sou assim. e, por isso, entendemo-nos muito bem», disse, recordando que, em barcelona, disse ao técnico português que o contrataria para o benfica caso o alemão jupp heynches «se demitisse» ou houvesse «qualquer problema».

jupp heynches, actualmente no bayern munique, finalista vencido da liga dos campeões da época passada, demitiu-se após a quarta jornada da liga portuguesa de futebol e josé mourinho deixou o cargo de adjunto do holandês louis van gaal no fc barcelona para iniciar no benfica um percurso como treinador principal.

«jupp heynches demitiu-se por razões que não interessa referir, mas fiquei bastante satisfeito. e, imediatamente, falei com josé mourinho e ele veio a minha casa e foi contratado logo para treinador principal do benfica», lembrou.

com orgulho indisfarçável por ter sido «o primeiro presidente a contratar mourinho para técnico principal», vale e azevedo assumiu uma escolha que «não foi compreendida» e lembrou que «toda a gente se demitiu» no benfica.

«mourinho foi uma aposta minha que não foi compreendida por ninguém. fui muito criticado pela imprensa portuguesa, chamaram-me todos os nomes. diziam que o grande treinador para o benfica era o toni e nunca josé mourinho. foi um escândalo ter escolhido mourinho e não toni», rememorou.

joão vale e azevedo acabou por sair do benfica em finais de outubro de 2000, depois de ter perdido as eleições para manuel vilarinho, e josé mourinho foi rendido por toni, depois de nove jogos no comando técnico do clube.

observou vale e azevedo que «tentaram arranjar uma história, que não é real, para justificar o despedimento de josé mourinho».

o ex-presidente do benfica acrescentou que «o que faz a diferença nas pessoas e nos líderes é, precisamente, descobrir os talentos».

«felizmente, tive essa qualidade de ver que josé mourinho era uma pessoa diferente. tenho esse aspecto no meu currículo que tende ser desvalorizado. fui o primeiro presidente a contratar mourinho», declarou vale e azevedo.

satisfeito pelo percurso do técnico português, vale e azevedo lamentou ter saído da presidência do clube e também a dispensa de mourinho, responsável pelo real madrid, que visita o estádio da luz hoje, para defrontar o benfica na eusébio cup.

«foi pena. penso que, se eu tenho continuado e o mourinho também, e o bom trabalho que foi feito durante a minha presidência, o benfica tinha sido campeão europeu e vencido várias provas. seria um clube diferente do que é hoje, que é um clube sul-americano», afirmou vale e azevedo, em londres desde julho de 2004, com o passaporte retido e com um processo de extradição para portugal pendente.

lusa/sol