Ataque em Londres. Polícia prende oito pessoas na capital e em Birmingham

Autoridades não revelam pormenores sobre identidade do atacante, mas dizem que o mesmo atuou sozinho e “inspirou-se no terrorismo internacional”.

Na sequência dos ataques na ponte de Westminster e nas proximidades do parlamento britânico, em Londres, dos quais resultaram quatro mortos – e não cinco, como se chegou a apontar ontem ao final do dia – e 40 feridos, polícias e detetives britânicos levaram a cabo uma operação de buscas durante a noite, por todo o país, e detiveram oito pessoas, algumas delas na cidade de Birmingham.

Num comunicado à porta da Scotland Yard, o responsável pelas forças antiterrorismo britânicas, Mark Rowley, confirmou as detenções em Londres e Birmingham e revelou que as investigações vão prosseguir “noutras partes” do Reino Unido. 

As autoridades acreditam que se tratou de um único atacante, “inspirado pelo terrorismo internacional”, mas recusaram-se a oferecer mais pormenores, justificando a decisão por se tratar de uma investigação ainda em curso. Rowley garantiu, no entanto, que não são esperadas novas ameaças para a população.

O parlamento britânico decidiu começar os trabalhos de hoje com um minuto de silêncio e o mayor de Londres, Sadiq Khan, convidou todos os residentes na capital britânica para prestarem homenagem às vítimas, na conhecida praça londrina de Trafalgar Square, por volta das 18h.

Entre as vítimas mortais estão três civis, um polícia e o próprio autor do ataque que foi abatido pelas autoridades.