Combustíveis. Esta é a terceira semana consecutiva de aumentos

A gasolina vai ficar mais cara 1 cêntimo, enquanto o gasóleo subirá 1,5 cêntimos. Trata-se da terceira semana consecutiva de aumentos.

Os preços dos combustíveis vão voltar a subir na próxima semana. A gasolina vai ficar mais cara 1 cêntimo, por litro, enquanto a subida no gasóleo vai chegar aos 1,5 cêntimos.

De acordo com os valores médios praticados esta semana, que constam do site da Direção-Geral de Energia, o preço de referência do gasóleo sobe para 1,249 euros e o da gasolina passará para 1,489.

Esta é já a terceira semana consecutiva de aumentos nos postos de combustíveis. Ainda que esta nova subida seja o reflexo do aumento dos preços da matéria-prima nos mercados internacionais, grande parte do que se paga pelos combustíveis em Portugal está relacionada com impostos. O peso da tributação como o  imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP) determina o preço de referência (67,5% no caso do gasóleo e 60% no caso da gasolina).

Uma análise divulgada esta semana pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) revela que, apesar dos impostos, os combustíveis ficaram mais baratos no decorrer do ano passado. Mas, não fossem os impostos, os preços teriam descido o dobro.