Rui Vitória. “Cumprimentar Jesus? Não sou nada dado a show-offs. Assunto encerrado!”

Treinador do Benfica não garante Jonas no dérbi e deixa elogios aos leões, em especial ao goleador Bas Dost

A antevisão do dérbi deste sábado em Alvalade por parte de Rui Vitória começou com uma manifestação elogiosa para com… os juniores do Benfica, que nesta sexta-feira chegaram à final da UEFA Youth League, após bater o Real Madrid (4-2). "Antes de mais, quero dar os parabéns à equipa de juniores do Benfica que está na final da Youth League e que fez um trabalho fantástico para afastar o Real Madrid. É o trabalho de muita gente que está em causa e quero dar os parabéns a todos", começou por dizer o treinador encarnado, voltando ao assunto mais à frente para garantir que "muitos destes jogadores irão jogar no Estádio da Luz": "Já disse há uns meses que o Benfica tem o futuro garantido e disse que tenho no meu radar de análise permanente à volta de 30 jogadores. Desde que entram no plantel de juniores, têm sempre a possibilidade de entrar na equipa principal. Ainda no ano passado o Renato [Sanches] entrou com idade de júnior, o Kalaica trabalha connosco com idade de júnior, o Pedro Pereira trabalha connosco em idade de júnior… e o José Gomes já jogou na equipa principal. Parece-me que a breve prazo o Benfica tem o futuro garantido. Há um lote alargado de jogadores que estão sob a minha observação. Muitos deles, se assim o quiserem e se assim se prepararem e tiverem mentalidade para isso, terão as suas oportunidades e jogarão neste estádio aqui atrás. Não tenho muitas dúvidas."

Depois, sim, veio o dérbi. Rui Vitória assegurou que a equipa encarnada está "preparada e concentrada para o encontro". "Nós temos uma forma muito peculiar de trabalhar: entramos para a nossa caixa forte, que até o Caixa Futebol Campus, depois trabalhamos, concentramo-nos e no fim vamos para junto das nossas famílias, que são fundamentais na nossa preparação. Claro que este é um jogo mais mediático, mas a nossa forma de trabalhar é a mesma de sempre, com dedicação, tranquilidade e determinação", realçou o técnico das águias. No ar ficou a dúvida sobre Jonas, que trabalhou limitado durante a semana. "O Jonas vai estar convocado, vamos ver o que vai dar até à hora de jogo. Não foi uma semana de trabalho para ele, mas está convocado e vamos ver se pode recuperar de forma a jogar. Se jogar, joga o melhor jogador e o melhor marcador das duas últimas épocas, se não jogar, não joga o melhor jogador e o melhor marcador das duas últimas épocas. Se jogar, temos ali um jogador de valor acrescentado. Se não jogar, temos de encontrar uma solução e temos uma solução. Vamos ver até à hora do jogo", indicou.

Para o adversário deste sábado, muitos elogios. "O Sporting tem jogadores de qualidade. Tem um avançado [Bas Dost] que marcou 50 por cento dos golos da equipa: 49 ou 48 por cento dos golos foram marcados por um avançado. É muito forte na finalização das jogadas de construção da equipa do Sporting. É importante saber que dentro da área é um jogador perigosíssimo e isso nós sabemos", salientou Rui Vitória, completando: "Temos a consciência de que vamos defrontar uma equipa com valor, com jogadores de qualidade e que está bem organizada. Qualquer das equipas sabe que pode ganhar à outra. O Sporting vai querer ganhar três pontos para se aproximar mais na tabela. Nós vamos querer continuar nesta posição, cimentá-la e dar continuidade ao que temos feito. Temos cinco finais e esta é a próxima."

Questionado sobre as palavras de Jorge Jesus momentos antes, onde o treinador do Sporting deixou no ar – embora não especificando – a possibilidade de o cumprimentar, Rui Vitória foi concludente. "Os contextos podem mudar, mas os valores, para mim, não mudam. Este ano foi mais próximo do FC Porto [sobre a luta pelo título] e não foi por isso que eu e o Nuno não nos cumprimentámos no final dos jogos", referiu o treinador do Benfica, antes de fechar o tema com um murro na mesa (literalmente): "Não sou nada dado a 'show-offs'. Por mim, assunto encerrado!".

O treinador do Benfica foi ainda confrontado com declarações de Manuel Fernandes, em que o antigo jogador e treinador do Sporting disse que o Benfica adotou uma postura de "equipa pequenina" no dérbi em Alvalade na época passada, que os encarnados venceram por 1-0. A resposta de Vitória também não se fez esperar. "Se calhar, estava a lembrar-se do jogo de há dois anos e não concretamente do jogo do ano passado", disparou o treinador encarnado, aludindo ao Sporting-Benfica de 2014/15, que terminou empatado (1-1) com um golo de Jardel já nos descontos. Marco Silva era o treinador leonino; no banco das águias estava… Jorge Jesus. Mas Rui Vitória não ficou por aqui. "Sentimos que há uma preocupação clara de querer derrotar o líder. Mas digo-vos que estamos juntos e cada vez mais unidos. Não sei o que vai dar até ao final do campeonato, mas esta união, esta coesão, este foco, este não desviar de atenções está cá presente. Nada nos desfoca nem nos distrai. Não me desgasto com coisas que não me interessam", concluiu.