Internada irmão de jovem que morreu

Uma das irmãs da jovem de 17 anos que morreu, na quarta-feira “na sequência de uma situação clínica infeciosa com pneumonia bilateral – sarampo” no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, foi internada com “sintomas de sarampo.”

De acordo com o “Expresso” a jovem de 12 anos foi hospitalizada ontem no Hospital Dona Estefânia, não estava vacinada e terá “contraído a infeção no contacto com a irmã”.

O jornal diz que o caso não será grave, mas que dado o que aconteceu com a irmã foi internada por precaução.

A Direção Geral de Saúde (DGS) revela que em Portugal há “46 casos de sarampo, dos quais 21 confirmados e 15 em investigação”, tendo a dez casos sido excluído o diagnóstico de sarampo.

O Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) revelou que há 18 países europeus com transmissão endémica de sarampo. O número de casos da doença na Europa ultrapassa agora os 7500 e o ECDC contabiliza 25 mortes na Europa, 21 das quais na Roménia, o país mais afetado com 4793 casos confirmados.

Na informação anterior, divulgada no passado domingo, o registo era de 14 países com surto da doença. Nos primeiros quatro meses do ano houve mais casos de sarampo em Portugal do que na última década anterior.

De acordo com os vários relatórios sobre doenças de declaração obrigatória, entre elas o sarampo, entre 2006 e 2014 Portugal registou 19 casos de sarampo. Desde janeiro deste ano já houve 23 casos notificados.Em 2016, Portugal recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS), um diploma que oficializava o país como estando livre de sarampo, até porque os poucos casos registados nos últimos anos tinham sido contraídos noutros países.

O sarampo é uma das infeções virais mais contagiosas, habitualmente é benigna mas pode ser grave e até levar à morte. A vacinação é a principal medida de prevenção contra o sarampo e a vacina é gratuita e está incluída no Programa Nacional de Vacinação. As crianças devem ser vacinadas aos 12 meses e repetir a vacina aos cinco anos.

.