NASA acredita que a humanidade pode estar perto de descobrir vida extraterrestre

“Ainda não se sabe quando é que vamos encontrar vida fora da Terra. Mas, muitos investigadores acreditam que essa descoberta está iminente”.

A mensagem foi revelada pelo membro da Diretoria de Missão Científica da NASA, Thomas Zarbuchen, no âmbito de uma audiência do Comité para a Ciência, Espaço e Tecnologias dos Estados Unidos, esta quarta-feira.

"Tendo em conta as atividades de busca de vida em diferentes campos científicos, acreditamos que estamos à beira de uma das descobertas mais profundas e nunca antes vista", referiu Thomas Zarbuchen.

Durante a audiência o cientista fez um breve resumo acerca das descobertas feitas pela NASA nos últimos meses, "há duas semanas, a missão Cassini demonstrou que existe hidrogénio na lua Encélado, de Saturno, ao mesmo tempo que a equipa da Hubble anunciava os resultados da segunda campanha de observação aos oceanos de Europa, uma das luas de Júpiter. Em ambas as descobertas, ficou provado que há um claro potencial de vida", adiantou.

"Mesmo sem ter descoberto sinais de vida que sejam definitivos, a nossa pesquisa está a fazer progressos notáveis", sublinhou Zarbuchen.

A mesma ideia de que poderá estar para breve a descoberta de vida extraterreste também é defendida pelo astrónomo do Instituto SETI, Seth Shostak, “ainda não se sabe quando é que vamos encontrar vida fora da Terra. Mas, muitos investigadores acreditam que essa descoberta está iminente".