Pedro Sousa garantido no Estoril Open

Tenista português recebeu o segundo dos três wildcards entregues pela organização

O segundo dia que antecede o arranque da terceira edição do Millennium Estoril Open – organizado pela 3LOVE entre os próximos dias 29 de Abril e 7 de Maio no Clube de Ténis do Estoril – fica marcado pela atribuição de um wild card para o quadro principal a Pedro Sousa, atualmente o terceiro melhor tenista luso no ranking mundial atrás de João Sousa e Gastão Elias.

“Pedro Sousa é o terceiro representante português no ranking mundial e, com João Sousa e Gastão Elias presentes no quadro principal, é lógico que lhe seja atribuído um dos dois restantes wild cards que ainda tínhamos para distribuir”, refere João Zilhão, o diretor do torneio. “Todos no meio do ténis sabemos das qualidades tenísticas do Pedro, que ainda recentemente representou Portugal na Taça Davis e que tem, de há alguns anos a esta parte, mostrado regularidade com o acumular de títulos no escalão Future e algumas boas prestações no circuito Challenger. E esta semana já conseguiu o seu melhor resultado da temporada ao apurar-se para os quartos-de-final do Challenger de Francavilla”.

Filho do antigo jogador Manuel de Sousa, Pedro Sousa começou a gerar expectativas bem cedo: derrotou o número um mundial de juniores Donald Young a caminho dos quartos-de-final de Roland Garros sub-18 em 2006 e acabou essa a temporada como 14.º melhor júnior do mundo. E o ex-campeão nacional Bernardo Mota, que o chegou a treinar, chegou mesmo a referir ser Pedro Sousa «o maior talento puro da história do ténis nacional». Pena é que múltiplos problemas físicos ao longo da carreira tenham impedido uma progressão mais regular, sobretudo a partir do momento em que entrou no top 200 em 2014, regressando a essa elite em 2016 para conseguir a melhor classificação (186.º) em Outubro.

Para o público internacional e não só, deu-se sobretudo a conhecer na edição de 2011 do antigo evento do ATP World Tour jogado em Portugal, ultrapassando a fase de qualificação após uma recuperação épica diante do primeiro pré-designado Albert Ramos-Viñolas (recente finalista em Monte-Carlo e atual top 20) na última ronda do qualifying e surpreendendo pela sua desenvoltura diante do favorito Juan Martin del Potro na eliminatória inaugural do quadro principal (chegou a ter um break de avanço e ponto para 2-0 no terceiro set). Tem uma grande capacidade de aceleração de bola e vai jogar perante o seu público.

Na edição inaugural do Millennium Estoril Open, em 2015, perdeu na terceira ronda do qualifying e no ano passado sucumbiu na ronda inicial do quadro principal diante do argentino Leonardo Mayer.