Maior diferença de preço entre simples e aditivados

A diferença de preço entre combustíveis simples – que representou mais de dois terços das vendas em 2016 – e aditivados aumentou.  

Segundo a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), o peso do gasóleo simples no total de vendas de gasóleo rodoviário, entre abril e dezembro do ano passado, foi de 68,92%.

Naquele período, a diferença entre o preço médio de venda ao público face ao gasóleo aditivado passou de 4,8 cêntimos por litro para 5,7 cêntimos.

Já o peso da gasolina simples no total de vendas de gasolina rodoviária, ao longo dos meses analisados, foi de 67,87%.

O relatório mostra também um aumento da diferença entre o preço médio de venda ao público entre a gasolina 95 aditivada e a simples, passando de 2,5 cêntimos por litro em abril para 3,1 cêntimos por litro em dezembro.

Em termos de consumo, Évora é o distrito em que o peso dos combustíveis simples é mais elevado, ultrapassando os 80% na gasolina, quando a média nacional fica pelos 68%.

De acordo com o documento sobre os combustíveis simples, citado pela agência Lusa, "os dados recolhidos permitem assumir que o mercado se vem ajustando à nova realidade, através do progressivo aumento da diferença de preços finais entre os combustíveis simples e as respetivas versões aditivadas".

O combustível simples – obrigatório em todos os postos de abastecimento desde abril de 2015 – é aquele que sai diretamente da refinaria para o consumidor, sem qualquer aditivação.