Pedro Martins: “Sporting? Nada me tira o foco do Vitória”

Treinador do Vitória de Guimarães reage com indiferença aos rumores que o associam aos leões, mas também ao FC Porto

A grande temporada do Vitória de Guimarães, que além de já ter assegurado o quarto lugar no campeonato e a presença na final da Taça de Portugal tem batido vários recordes históricos, está a contribuir para o assédio a vários jogadores, mas também ao treinador Pedro Martins. Nos últimos dias, e perante os rumores que dão Jorge Jesus e Nuno Espírito Santo como estando de saída de Sporting e FC Porto, o técnico dos vimaranenses tem sido associado aos dois grandes, com especial enfoque nos leões. Questionado sobre o assunto, Pedro Martins foi bem claro.

"Tenho contrato e estou muito focado nos objetivos do presente e do futuro do Vitória. Portanto, o resto ultrapassa-me. Há jogadores que também têm sido referenciados, está no clube. Os atletas têm tido uma postura e um foco elevadíssimo, o que mostra o compromisso que existe. Nada me vai tirar do foco que é conquistar o máximo de pontos no Vitória e ter uma final que queremos vencer", realçou o técnico, na conferência de Imprensa de antevisão ao encontro deste sábado, com o Benfica na Luz.

Os encarnados, recorde-se, podem sagrar-se tetracampeões em caso de triunfo, mas Pedro Martins garante abstração total da sua equipa em relação a essa matéria. "Toda a envolvência que é do exterior e da questão do título ultrapassa-nos completamente. Não estamos minimamente preocupados relativamente ao título. Vamos para fazer o nosso jogo, não queremos saber do adversário, se há festa ou não há festa. Acima de tudo vamos para fazer o nosso jogo, com o intuito de vencer e mantendo a nossa identidade", salientou, completando: "Este grupo de trabalho está bem, focado, sabemos o que vamos encontrar do outro lado e estamos preparadíssimos para isso mentalmente e fisicamente. Antevejo um grande espectáculo e vamos preparados para fazer um grande jogo."

O Vitória, refira-se, ainda tem hipóteses matemáticas de chegar ao terceiro lugar, que garante o play-off de acesso à Liga dos Campeões. Para isso, teria de vencer os dois jogos que lhe faltam e esperar que o Sporting some duas derrotas – está a cinco pontos dos leões e tem desvantagem no confronto direto. "Se tivermos possibilidades de chegar ao terceiro vamos trabalhar para isso, sabendo que é difícil, temos de ter 100 por cento de eficácia e espera que o Sporting perca pontos. Conseguimos atingir sete vitórias, algo que não havia na nossa história, gostaríamos de fazer a oitava e fazer mais pontos, algo que não há no nosso historial", enalteceu Pedro Martins, deixando novo aviso ao Benfica: "Fomos das boas equipas fora durante o campeonato. A seguir ao Benfica somos nós [mais pontos conquistados na condição de visitante]. Temos o terceiro melhor ataque fora de portas e isso demonstra bem a qualidade desta equipa."

O facto de voltar a defrontar o Benfica daqui a duas semanas, no caso para a final da Taça de Portugal, Pedro Martins foi questionado sobre a possibilidade de rodar a equipa para "esconder alguns trunfos". A sua resposta foi conclusiva: "São dois jogos distintos. Um tem cariz de final, aqui vamos ao Estádio da Luz onde a maioria são adeptos do Benfica, no Jamor tenho a certeza que vai ser dividido. Tem logo esse cariz mental nos jogadores. As estratégias vão ser diferentes de um jogo para o outro, mas a essência vai a ser a mesmo do Vitória que temos tido em toda a época."