Produção automóvel em Portugal cai 14,7% em abril

Mais de 96% dos veículos fabricados em Portugal são exportados.

A produção automóvel em Portugal caiu 14,7% em abril face a igual período do ano passado, tendo sido produzidas 12.243 novas viaturas. Esta descida deveu-se ao setor dos ligeiros, uma vez que, o meercado de pesados registou um crescimento, mas não foi suficiente para evitar um comportamento globalmente negativo, revelam os dados da ACAP.

Por categorias de veículos, em abril de 2017 verificaram-se decréscimos nos ligeiros de passageiros (-16%) e nos comerciais ligeiros (-15,6%), enquanto que a produção de veículos pesados apresentou um crescimento de 29,3%

Quanto a valores acumulados, no primeiro quadrimestre de 2017, a produção registou um ligeiro crescimento de 0,8%.

A maioria dos veículos produzidos tem como principal destino as exportações. Feitas as contas, 96,6% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo.

A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 83,8 por cento – com a Alemanha (19,9%), Espanha (14,7%), França (10,8%) e Reino Unido (9,4%) no topo do ranking.

Em termos geográficos o mercado asiático, encabeçado pela China (10,2%), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal.