Este fruto pode ajudar a combater o cancro do estômago

Pode ser uma mais valia para a descoberta de novas formas de tratamento 

Um estudo italiano concluiu, recentemente, que o tomate pode ser uma mais valia na luta contra o cancro, neste caso o cancro do estômago.

O estudo realizado por vários investigadores do Centro de Investigação Oncológica de Mercogliano (Centro Ricerche Oncologiche Mercogliano), em Itália, e publicado no Journal of Cellullar, descobriu que os extratos que foram retirados de tomates comuns afetavam a capacidade de as células de tumores gástricos se espalharem.

Ao contrário do que outros estudos indicavam, este efeito ‘anti-cancro’ não se deve apenas ao licopeno, a substância carotenoide responsável pela cor avermelhada dos alimentos e antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a prevenir e a reparar os danos nas células.

De acordo com o site Medical News Today, a autora do estudo, Daniela Barone, afirma que “os efeitos do tomate parecem não estar relacionados com componentes específicos, como o licopeno, mas sugerem sim que os tomates devem ser considerados no seu todo”-

Os investigadores destacam então que esta recente descoberta pode, não só ajudar a prevenir o cancro do estômago, como pode ‘abrir’ caminhos para novos estudos e descobertas de novos tratamentos.