Ministério Público constitui 38 arguidos nas buscas de fraude de subsídio

Empresa de consultoria e gestão de Leiria foi alvo de buscas. Além de duas pessoas detidas foram apreendidas 16 viaturas topo de gama. 

Foram realizadas hoje buscas a uma empresa de consultoria e gestão de Leiria tendo sido constituídos 38 arguidos e detidas duas pessoas, sabe o i.  

Em causa estão suspeitas de “crimes de fraude na obtenção de subsídio, branqueamento e falsificação de documento”, diz em comunicado o Ministério Público.

Na operação, que envolveu cerca de 50 buscas nas zonas da grande Lisboa, Porto e no centro do país, foram ainda apreendidos pela PJ 16 automóveis de topo de gama. Há ainda uma diligência em curso na Alemanha, acrescenta o MP.

Este é o resultado de uma investigação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) sobre “suspeitas de criação artificial de custos para suportar uma obtenção fraudulenta de subsídios sustentados por um fundo comunitário” e também “pelo orçamento nacional” que faziam parte de “um sistema de incentivos à inovação produtiva”.

No atual momento da investigação, acrescenta em comunicado o MP estão em causa “sete operações que envolvem vários milhões de euros de investimento”, sendo que “o valor de subsídio fraudulentamente atribuído não se encontra ainda apurado”, já que vão ser realizadas  mais diligências.