Vários bares de Lisboa já têm limitadores de som, mas queixas continuam

90 bares de Lisboa já colocaram limitadores de som 

Noventa estabelecimentos de Lisboa com música ao vivo ou amplificada já colocaram limitadores de som nas aparelhagens, de forma a poderem adaptar-se às regras do novo regulamento de horários, mas os moradores continuam a queixar-se e falam mesmo em “pura fantasia”.

De acordo com alguns dados da autarquia, enviados à Agência Lusa, deste 90 bares, “apenas oito finalizaram o processo, ou seja, já dispõem de equipamentos selados pelos serviços da Câmara” e estão a cumprir o Regulamento dos Horários de Funcionamento dos Estabelecimentos de Venda ao Público e de Prestação de Serviços no Concelho de Lisboa.

Recorde-se que no dia 8 de março passou a ser obrigatório, para estes espaços, que funcionam após as 23h, colocar limitadores de som nas aparelhagens, correndo o risco de serem multados ou até mesmo de serem obrigados a fechar mais cedo.

Para além disto, existem outras obrigações previstas, como a sonorização do espaço, a existência de uma antecâmara que permita abafar o som para a rua e a realização de avaliações acústicas.

O município, questionado acerca da aplicação de multas e coimas, indica que “a tramitação de um processo de contraordenação tem várias fases”, razão pela qual “não se pode afirmar ou contabilizar de forma atual as coimas aplicadas”.

Em relação à obrigação de fechar mais cedo, mais uma das penalizações, “existem apenas quatro processos de restrição temporária de horário a decorrer, situados no Bairro Alto, Santos e Martim Moniz”, avança a Câmara Municipal de Lisboa.

Em declarações à Lusa, o vereador da Segurança, Carlos Manuel Castro, adiantou que os dados e as visitas ao terreno demonstram uma “mudança significativa naquilo que é a realidade da vida noturna da cidade. As pessoas têm agora mais condições para estar nas suas casas sem serem importunadas pelo barulho”.