Dia da Saúde Digestiva. Saiba quais os sintomas que não deve ignorar

Não desvalorize os sinais que o seu corpo lhe está a dar.

Nesta segunda-feira, dia 29 de maio, celebra-se o Dia Mundial da Saúde Digestiva. Por isso, é sempre bom saber quais os sintomas que pode estar a desvalorizar. O cancro colo-retal e o do estômago são os que mais afetam os portugueses, e por isso mesmo deve ter em atenção os seus hábitos para promover uma boa saúde digestiva.

Para manter uma boa saúde digestiva deve manter hábitos alimentares saudáveis, praticar exercício físico, evitar beber álcool e ter cuidado com alguns sintomas que podem estar a indicar situações mais graves.

Pessoas com antecedentes familiares de doenças digestivas devem ter uma atenção redobrada. Sintomas como perdas de sangue, alterações dos hábitos intestinais, emagrecimento sem explicação, alterações do apetite, náuseas, alteração da cor da urina ou fezes e dores podem ser indícios de doenças oncológicas no aparelho digestivo.

As pessoas muitas vezes ignoram estes sintomas por achar que se deve apenas a um ocasional abuso alimentar, mas caso tenham alterações intestinais que durem mais de uma semana devem consultar um médico.

Pessoas que tenham um histórico familiar de cancro digestivo devem fazer um rastreio, 10 anos antes da idade com que o familiar foi afetado.

As doenças oncológicas digestivas mais comuns em Portugal são tumores nos intestinos e reto, sendo menos frequente surgirem no estômago, fígado, esófago e pâncreas.