O aquecimento global está a impedi-lo de dormir

Cientistas afirmam que as alterações climáticas provocam insónias.

Um grupo de investigadores do Belfer Center Science & International Affairs, da Universidade de Harvard, realizou um estudo, no qual conseguiu associar a qualidade do sono com a subida de temperatura.

A equipa observou as respostas relativas ao sono de 765 mil americanos e comparou-as com as temperaturas dos locais onde os indivíduos moravam, de acordo com a Bloomberg. Este estudo veio complementar outros que dizem que o aquecimento global tem um impacto significativo nas nossas vidas.

Quando estamos a dormir, os vasos sanguíneos dilatam para libertar calor, reduzindo a temperatura corporal. Em estudos anteriores, já se tinha concluído que a temperatura ambiental se for elevada impede o corpo de libertar calor, estando a má qualidade de sono associada à temperatura.

É possível estabelecer uma ligação entre o aquecimento global e as noites mal dormidas, sendo que os investigadores pensam que a qualidade do sono vai piorando por causa do aquecimento global, e os idosos serão que mais vão sofrer com esse problema.

Segundo Soloman Hsiang, cientista da Universidade de Berkley, que estuda a forma como as alterações climáticas modificam o comportamento humano, “as pessoas cometem erros cognitivos importantes quando dormem mal” e os “estudantes aprendem mal quando não dormem, e a persistente falta de sono afeta a saúde das pessoas”, acrescentando que se deve dar importância a este assunto, pois tem implicações sérias na vida das pessoas.