Fazer nascer à distância

Com menos de 4.000 euros uma associação de Mértola ajudou 1.672 bebés a a nascer numa maternidade do Norte de Moçambique.

‘As mães de Monapo precisam de Si’. Foi este o convite que a Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) fez aos portugueses, através da plataforma de crowdfunding do Novo Banco em 2015. O objetivo era angariar 3.900 euros para a aquisição de equipamento para a maternidade de Napala, um bairro do município de Monapo, no Norte de Moçambique, que se encontrava em fase de construção.

O valor foi atingido rapidamente e graças a esse dinheiro «já nasceram na maternidade, até ao final de 2016, 1.672 bebés», revelou a responsável do projeto, Maria José Martins. Isso permitiu reduzir drasticamente a mortalidade infantil naquela região da província de Nampula.

Com os 3.900 euros angariados, a ADPM adquiriu quatro camas de parto, 20 camas de internamento, 13 biombos e duas marquesas de observação, entre outros equipamentos essenciais para um atendimento mais digno às grávidas e aos recém-nascidos.

«A dispersão da população por muitos bairros ou comunidades isoladas e afastadas da vila de Monapo faz com que muitas das mulheres tenham o parto em casa, assistidas ainda por curandeiros tradicionais», explicou também Maria José Martins acrescentando que essa realidade «faz com que muitas crianças e mulheres ainda morram durante o parto».

Até 2014, havia apenas uma maternidade na vila, tendo-se verificado a urgência da construção de outras instalações fora do perímetro urbano, onde as grávidas de localidades mais isoladas pudessem dar à luz em segurança.

 

Mértola e Monapo, cidades irmãs

O Bairro de Napala, a 17 quilómetros de Monapo, foi o escolhido para construção da nova maternidade. Apesar de a distância não parecer grande, «as vias de comunicação estão muito degradadas, sendo praticamente impossível fazer o transporte das grávidas», descreveu a  responsável da ADPM.

Mas uma vez construída era preciso equipá-la e foi aí que o Novo Banco Crowdfunding provou ser essencial para as mães de Monapo: «A plataforma foi imprescindível para a angariação de fundos para a aquisição de equipamentos essenciais. Apesar da importância da construção da estrutura, o seu correto funcionamento só foi possível graças aos fundos angariados com a ajuda da plataforma».

A ADPM desenvolve projetos em Monapo desde 2000, na sequência de uma visita do presidente deste município a Mértola, no âmbito do Acordo de Geminação que existe entre a cidade alentejana e a moçambicana.

Atualmente a associação, que conta também com o apoio da Cooperação Portuguesa, tem várias ações naquela zona de Moçambique, sendo a maternidade apenas uma delas. A Educação, por exemplo, é outra das áreas que a ADPM tem privilegiado. A ajuda da associação permitiu o alargamento do ensino até ao 12.º ano, «o que fez com que muitas centenas de alunos pudessem continuar os estudos», destacou Maria José Martins.

Por outro lado, a área da Saúde continua a ser um dos focos da ADPM, que vê ainda como urgente a instalação de um Centro de Reabilitação Nutricional, para internamento de crianças e mulheres com problemas de nutrição. «Este é um novo desafio para o qual estamos à procura de parceiros e financiadores», explicou a responsável, sublinhando a necessidade constante de recursos financeiros. Mais informações em www.adpm.pt.