Eleições. Maçons escolhem entre a continuidade e a rutura

Eleições no GOL realizam-se neste fim de semana, mas pode haver segunda volta. Fernando Lima, Adelino Maltez e Madeira de Castro vão a votos.

Eleições. Maçons escolhem entre a continuidade e a rutura

Depois de uma campanha animada, os cerca de dois mil maçons que estão em condições de votar vão escolher, neste sábado e domingo, o grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL). Fernando Lima, que se recandidata, Adelino Maltez e Daniel Madeira de Castro discutiram, nas últimas semanas, o futuro da instituição e até que ponto deve a maçonaria abrir-se ao exterior.

“Houve um debate enérgico, vivo e fraterno entre irmãos.
A campanha para estas eleições no Grande Oriente Lusitano permitiu também à maçonaria sair da toca”, diz ao i Álvaro Beleza, maçom e militante socialista.

A comunicação interna e externa foi um dos assuntos que dominaram a campanha. Os candidatos têm ideias diferentes sobre a forma como a instituição deve relacionar-se com “o mundo profano”. Fernando Lima, que já cumpriu dois mandatos e é o primeiro grão-mestre a candidatar–se a um terceiro desde o 25 de Abril, defende que “a intervenção deve ser prudente e parcimoniosa”.

A candidatura de Fernando Lima, numa das comunicações que enviou aos maçons durante a campanha, considera que a intervenção do grão-mestre deve ser “pontual, marcante, eficaz, e não banal ou irrelevante”.

Uma resposta aos que preconizam uma mudança radical na maneira como a instituição comunica com o exterior. Adelino Maltez, o mais mediático dos candidatos, alerta que “a maçonaria continua a ser vista no mundo profano, segundo sondagem dada a conhecer pelo próprio grão-
-mestre, como um grupo de cidadãos não recomendável, ligada aos mais obscuros negócios e comprometimentos”.

O professor universitário, numa mensagem dirigida aos cerca de dois mil maçons que vão votar neste fim de semana, reiterou a necessidade de “tirar a maçonaria da clandestinidade”. Para o candidato, a maçonaria “deve ser capaz de falar ao mundo profano e denunciar os ataques aos nossos valores”.

A “relação de desigualdade com o mundo profano” também é abordada por Daniel Madeira de Castro. O economista, que já foi candidato nas últimas eleições, em 2014, contra Lima e conseguiu 29% dos votos, defende que é preciso combater o “antimaçonismo obstinado e agressivo”.

Madeira de Castro, o candidato que há mais tempo pertence à maçonaria, escreve que este clima torna “imperativa a afirmação dos valores maçónicos no mundo profano”.

 

Os vídeos

Os candidatos e apoiantes divulgaram a sua mensagem através de vídeos que foram partilhados entre os maçons. O conhecido socialista e ex-ministro da Cultura João Soares, por exemplo, gravou uma mensagem a declarar o apoio a Adelino Maltez em que se apresenta como um “velho maçon”. O advogado Ricardo Sá Fernandes e o dirigente socialista Álvaro Beleza também escolheram este modelo para apoiar o professor universitário.

O grão-mestre do GOL e recandidato, Fernando Lima, gravou uma mensagem a garantir que o GOL “cresceu muito nos últimos anos” e “praticamente duplicou o número de lojas, que hoje são cerca de 100 e que reúnem em 30 locais diferentes de norte a sul de Portugal”.

As eleições ficam resolvidas neste fim de semana se algum dos candidatos conseguir mais de metade dos votos. Caso contrário, realiza-se uma segunda volta no dia 24 deste mês.

Com António Bilrero