Santander compra Banco Popular por um euro

A compra do banco foi anunciada esta quarta-feira 

O banco espanhol Santander comprou o Banco Popular por um euro.

A compra do banco foi anunciada esta quarta-feira pelo Conselho Único de Resolução, depois do ultimato da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu, que ontem deram 24 horas para que o futuro do banco ficasse resolvido, dando como provável a falência do Popular.

"O Banco Santander comunica a aquisição de 100% do capital social do Banco Popular Espanhol, SA, como resultado de um processo competitivo de venda organizado no âmbito de um esquema de resolução", lê-se num comunicado do Santander.

Em comunicado, o Banco Santander diz ainda que irá avançar com um aumento de capital de sete mil milhões de euros, de modo a cobrir o capital e as provisões necessárias para fortalecer o Popular.

O Banco de Portugal também já emitiu um comunicado no qual garante que esta medida de resolução não tem qualquer impacto: “Para o Banco Popular Portugal, esta medida não implica qualquer alteração na atividade do banco português, que continua a operar com total normalidade, agora integrado num novo grupo bancário”.