Reino Unido. May confirma formação de governo com apoio dos unionistas

Primeira-ministra justifica decisão em nome da “certeza” e da necessidade de os britânicos prepararem um Brexit “bem-sucedido”, neste “período crítico”

Num discurso que bem podia ter sido transmitido ao Reino Unido em caso de vitória por maioria absoluta – o grande objetivo do Partido Conservador no dia em que antecipou as eleições – Theresa May confirmou que os tories vão formar um governo minoritário, apoiado pelos “amigos e aliados” do Partido Democrático Unionista (DUP), da Irlanda do Norte.

Depois de uma curta conversa com Rainha Isabel II no Palácio de Buckingham, a primeira-ministra falou ao país à porta do nº 10 de Downing Street e explicou que a mudança de ideias – tinha prometido afastar-se em caso de perda de deputados para o Labour Party – se deve em nome da “certeza” e da “segurança”, necessárias para as negociações com Bruxelas no caminho para o Brexit.

“O que o país precisa, neste momento e mais do que nunca, é de certeza. Depois de garantir o maior número de votos (…) e de lugares nestas eleições, os Conservadores e o partido unionista têm toda a legitimidade para garantirem essa certeza”, explicou Theresa May, que defendeu a necessidade de um Brexit “bem-sucedido. “Vamos ao trabalho”, concluiu a líder dos tories.

Quando ainda falta confirmar a eleição de um deputado – num total de 650 – o Partido Conservador apenas conseguiu eleger 218 lugares, pelo que o apoio dos 10 deputados eleitos pelos unionistas norte-irlandeses, permite-lhe atingir os 326 parlamentares necessários para  a desejada maioria na Câmara dos Comuns de Westminster.