Francisco Varatojo desaparecido no mar

Buscas por ar e por mar

Francisco Varatojo, do Instituto Macrobiótico de Portugal, desapareceu hoje em Sesimbra, quando se encontrava a fazer mergulho com um grupo de amigos, apurou o SOL.

Mergulhador muito experiente, Varatojo e seis amigos alugaram um barco à escola de mergulho Megadive e foram fazer mergulho recreativo na zona que fica compreendida entre Arcanzil e Baleeira, em Sesimbra. “Quando terminaram o mergulho, alguma coisa se passou com o senhor Francisco. Os amigos olharam para baixo e perceberam que alguma coisa não estava bem, não conseguiam vê-lo”, disse ao SOL Leandro Pereira, dono da escola Megadive.

“A partir daí, os próprios amigos iniciaram as buscas, enquanto davam o alerta para a escola, para ativar os meios que são necessários nestes casos. Desenvolveu-se o processo de busca, que ainda continua”, explicou. No local está o Instituto de Socorros a Naufragos, a Polícia Marítima e helicópteros.

Varatojo estava muito habituado a fazer mergulho, o que leva Leandro Pereira a pensar que o director do Instituto Macrobiótico de Portugal possa ter-se sentido mal dentro de água. “É dos mergulhadores mais experientes que eu conheço”, afirmou o dono da escola de mergulho.

As buscas vão ser interrompidas durante a noite e retomadas pela manhã.

Para além do trabalho desenvolvido no Instituto Macrobiótico de Portugal, Francisco Varatojo é também autor de obras como ‘Os Alimentos Também Curam ou Mente Sã em Corpo São’.